Creia e veja as promessas de Deus se cumprirem na sua vida

Existem promessas de Deus que ainda não se cumpriram na sua vida? Há quanto tempo você espera por elas? Como você cuida do seu coração e fortalece a sua fé nesse período?

A Bíblia conta a história de homens e mulheres que viveram pela fé e precisaram esperar para ver Deus cumprir sua Palavra: Abraão e Sara, Calebe e Josué, Ana, Paulo etc. Esses são alguns homens e mulheres que carregam testemunhos sobre a importância de permanecer crendo na Palavra.

Na jornada da fé, existem momentos nos quais não basta crer no que Deus falou. É preciso cuidar do nosso coração e fortalecer nossa crença para que ela seja constante.

Deus não brinca com sua Palavra. Ele cumpre suas promessas, mas nós também temos uma parcela de responsabilidade nessa jornada.

Hoje, queremos incentivar você a proteger as promessas que Deus te fez e cuidar delas como se cuida de um tesouro.

O coração que crê recebe as promessas de Deus

A parábola do semeador (Mateus 13, Marcos 4 e Lucas 8) fala sobre quatro tipos de solo. Todos receberam o mesmo tipo de semente, mas produziram de forma diferente. Por que?

As características da terra determinaram a qualidade dos frutos, não a qualidade da semente. Nessa parábola, o solo representa o nosso coração e a semente é a Palavra de Deus.

A Palavra fortalece o nosso coração e reforça o caráter amoroso, fiel e gracioso do Senhor. Ela nos dá consciência de quem Deus é, do Seu amor por nós e ensina que a priorizar a vontade dEle fortalece o nosso coração.

Deus já fez tudo o que precisava fazer para cumprir suas promessas, mas recebê-las envolve uma atitude do homem: manter firme a confiança de que “aquele que começou a boa obra é fiel para cumpri-la” (Filipenses 1:6).

Crer nas promessas de Deus não é trabalho do Senhor porque, através de Jesus, tudo já foi feito. Por causa desse amor, hoje, podemos desfrutar das bênçãos preparadas para nós desde antes da fundação do mundo.

Caminhar com Deus e ver a manifestação do seu poder em nossa vida, no entanto, depende de uma condição: fé. Essa é a linguagem do Reino dos céus.

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11:6)

Proteja as promessas de Deus

“Peça-me o que quiser, e eu darei a você.” (2 Crônicas 1:7)

Em 2 Crônicas 1, Deus deixou Salomão pedir o que quisesse. Esse rei poderia ter desejado desejar qualquer bem material, mas clamou por sabedoria para governar o povo de Israel. Como resultado de sua oração, ele recebeu, além da sabedoria, riqueza e prestígio até os dias de hoje.

Diferente dos israelitas no Velho Testamento, nós temos acesso à Bíblia. Logo, podemos conhecer sua vontade para nossas vidas e cuidar para que solo do nosso coração seja um lugar fértil para o cumprimento das promessas de Deus.

Fortaleça seu coração nas promessas de Deus

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4:23)

Deus é criativo. Ele criou o mundo pela sua Palavra e planejou cada detalhe da criação com um propósito. Quando tudo estava pronto, Deus criou o homem e a mulher, colocando-os no lugar que estava preparado para eles. Ele já via o mundo pronto antes mesmo de cada coisa ter sido criada.

Da mesma forma, Deus nos capacita com a habilidade de imaginar, de projetar aquilo que, muitas vezes, não conseguimos ver com os olhos naturais. Tudo o que fazemos nasce, primeiro, na imaginação e, depois, alcança as nossas mãos. Com a fé não é diferente.

  • Se a Palavra fala sobre cura, podemos nos ver;
  • Se a Palavra é sobre provisão financeira, podemos nos ver supridos;
  • Se a Palavra é sobre restauração familiar, podemos enxergar nossa família pelos olhos de Deus.

A criatividade nos ajuda a perceber as situações pelas lentes de Deus e a fortalecer o nosso coração, mantendo em alta a expectativa pelo cumprimento das promessas de Deus em nossas vidas.

Firme sua crença no fundamento certo e receba o que Deus te prometeu

Qual a principal diferença entre a esperança e a fé que recebe as promessas de Deus? O fundamento de cada uma. Se a esperança pode se firmar em qualquer coisa, a fé só pode se firmar na Palavra de Deus.

Crer na Palavra não é ignorar a esperança, mas firmar nossa expectativa em quem fez a promessa e em quem não falha. Por causa dessa postura,

  • Abraão e Sara receberam o filho prometido (Hebreus 11:11).
  • Calebe e Josué tomaram posse da terra da promessa (Josué 14:10-11).
  • Ana recebeu o filho tão esperado (1 Samuel 1:20).
  • Paulo cumpriu seu propósito (2 Timóteo 4:7).
  • Jesus completou o plano de Deus para nos salvar (Romanos 8:1-4).

Deus não brinca com a sua Palavra. Ele coloca sonhos e propósitos em nosso coração para realizá-los e se alegra com isso. Portanto, fortaleça sua fé e creia na fidelidade do seu Pai amoroso até o final. Ele “vela por sua Palavra para cumpri-la” (Jeremias 1:12).

Grandes homens e mulheres de Deus precisaram esperar para ver o cumprimento das promessas de Deus em suas vidas. Quando olhamos para a vida deles, vemos que a constância na crença fez diferença na sua jornada com o Senhor.

Deus não se esquece das promessas que te fez. Ele é fiel à Sua Palavra e não falha. Portanto, fortaleça seu coração e mantenha-se firme na fé. Ela não será envergonhada.

“Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará.” (Hebreus 10:35-37)

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *