Como perseverar em fé quando os problemas aparecem? Você já pensou sobre isso?
O dicionário define perseverar como “ser constante, permanecer, continuar (de alguma forma ou maneira), conservar-se”. Em outras palavras, uma pessoa perseverante não permite que os obstáculos a paralisem ou que as situações adversas a impeça de atingir seus objetivos.
A perseverança é uma característica fundamental para quem decide viver pela fé. Ela nos ajuda a manter o foco em Cristo independentemente do que está acontecendo.
“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16:33)
Jesus nos alertou sobre as adversidades e tribulações. Essa notícia parece desanimadora? Fique tranquilo! Com ela, Jesus trouxe uma esperança: Ele venceu o mundo.
O que a Bíblia fala sobre as tribulações?
Deus não é o autor dos sofrimentos. Ele não envia problemas, doenças ou qualquer outra adversidade. Isso é fruto da entrada do pecado no mundo. No entanto, Ele é especialista em transformar mal em bem.
“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1:2-4)
Nosso Pai celestial não se surpreende quando recebemos um diagnóstico assustador, quando o problema financeiro bate em nossa porta ou quando nos deparamos com um desafio tão grande que parece impossível de superar.
A boa notícia é que, nas mãos de Deus, qualquer adversidade se transforma em um momento de aperfeiçoamento do nosso caráter. Ele age em nosso favor, não importa quão dolorosa e difícil uma situação seja. O nosso papel é perseverar em fé.
Cinco motivos para perseverar em fé diante dos problemas
1. O sofrimento não tem poder para mudar o caráter de Deus
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.”(Tiago 1:17)
O caráter de Deus nunca muda. Ele “é o mesmo ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13:8). Por isso, quando os problemas vierem, podemos descansar na certeza de que mesmo diante das ondas, continuaremos sendo amados e cuidados por um Pai de amor. Ele se ocupa com cada detalhe das nossas vidas.
2. Sua identidade não é definida pelas dores e traumas
A Palavra de Deus diz que você é:
- Filho de Deus – “E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: “Aba, Pai”. Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.” (Gálatas 4:6-7)
- Perdoado – “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” (Colossenses 3:13)
- Santo – “Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: ‘Sejam santos, porque eu sou santo.’” (1 Pedro 1:15-16)
- Nova criatura – “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5:17)
- Chamado por Deus para um propósito – “somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2:10)
As dores e traumas deixam marcas em nossa alma. Porém, elas não são suficientes para mudar a nossa real identidade. A verdade sobre quem você é está na Bíblia.
3. Você é mais que vencedor
“Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8:37)
Quando Jesus se entregou na cruz, venceu a morte e o inferno. A partir desse momento, Ele nos tornou vencedores sobre qualquer adversidade que se apresente.
Jesus foi vitorioso na cruz e sofreu em nosso lugar para nos presentear com o título de vencedor. Jesus fez tudo o que era preciso para nos dar a vitória completa. Hoje, nosso papel é crer e receber a obra da cruz.
4. Sua força vem de Deus
“Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40:30-31)
A força de um filho de Deus não depende dos seus esforços e conquistas, mas da sua fé colocada em ação.
A fé que gera resultados se reflete em nossas atitudes e envolve quatro atitudes:
- Crer no que a Palavra de Deus diz;
- Confiar que a Palavra é a verdade e na direção de Deus para as situações;
- Depender da Palavra para agir;
- Obedecer ao que a voz de Deus nos orienta.
Em Cristo, nossas forças são renovadas, encontramos direção e paz para agir diante dos problemas com base na certeza de que o Senhor cuida de nós em detalhes. Por causa da obra de Jesus na cruz, temos livre acesso a Deus e podemos receber tudo o que Ele conquistou para nós.
5. O que te faz avançar é a dependência do Senhor
“Os israelitas partiram de Sucote e acamparam em Etã, junto ao deserto. Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite.” (Êxodo 13:20-22)
Quando o povo de Israel estava no deserto, não havia um mapa, uma bússola ou qualquer instrumento que ajudasse a conhecer o caminho. Ele precisava da direção de Deus para seguir em frente para a terra prometida.
Durante os 40 anos em que esteve nesse lugar árido, os israelitas tiveram diferentes motivos para querer desistir, mas eles tinham a proteção e a direção do Senhor que cuidou deles todos os dias.
Da mesma forma, quando os problemas chegam, podemos buscar diversas razões para não continuar a jornada da fé. Contudo, nós podemos persistir porque Deus está conosco. Ele nos faz vencer, avançar e prosperar.