Santificação: o caminho para uma vida vitoriosa

A fé é o estilo de vida da nova criatura. Ela garante nossa vitória diante dos obstáculos. Contudo, o fato de sermos convidados por Deus a viver pela fé não significa que experimentar uma vida vitoriosa é viver sem problemas.  

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16:33) 

A submissão à Palavra é o caminho para construir uma vida que vence. Ela nos dirige e orienta sobre todas as situações que enfrentamos. Quando deixamos a vontade de Deus prevalecer em nossas decisões, somos transformados e nos tornamos mais e mais parecidos com Cristo. 

A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” (Salmos 119:105) 

Como descobrir o que Deus fala sobre cada assunto da vida do homem? Na Bíblia. Quando a lemos, ouvimos Deus falar conosco e aprendemos a reconhecer a voz de quem nos criou de maneira especial. 

Deus te chamou para um propósito 

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.”  (João 1:12) 

Se a condição para ser filho de Deus é receber Jesus como Senhor e salvador, por que nem todos os filhos desfrutam de uma vida vitoriosa? 

Para responder a essa pergunta, é necessário esclarecer que Deus não tem filhos preferidos. Ele é um Pai amoroso, detalhista e repleto de pensamentos de paz para nós. Portanto, o segredo para ser vitorioso diante dos problemas não é apenas ser nova criatura, é viver de acordo com essa condição. 

Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139:16) 

Quando você nasceu, Deus já tinha um futuro próspero planejado para você. Porém, para desfrutar de dias vitoriosos, precisamos nos firmar na Palavra e obedecer às orientações do Espírito Santo. Debaixo da ordem de Deus, sempre existe milagre esperando para se realizar. 

Não dá para caminhar com Deus tentando adequar a Palavra dEle à nossa vontade. Essa atitude não traz resultados de vida. A postura que faz a diferença em nossa jornada é a da submissão a Deus.  

Em outras palavras, o que nos dá vitória é agir com base no que Deus nos fala para fazer, independente dos sentimentos do nosso coração. Ele conhece o nosso futuro melhor do que nós mesmos. Por isso, podemos confiar em seu cuidado e direção. 

Não arraste Deus para os seus planos. Consulte-o sobre o que Ele tem para você. 

Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam.” (Deuteronômio 30:19) 

Santificação, o caminho para desfrutar de uma vida vitoriosa 

A questão da santidade ainda é motivo de muita confusão na igreja.  

Somos santos ou esse é um título que pertence apenas ao Senhor? O fato de ainda pecarmos nos tira da posição de santos em Cristo? 

A Palavra de Deus mostra que, quando nos tornamos novas criaturas, somos feitos Justiça de Deus. Portanto, nenhuma condenação tem poder sobre nossas vidas. Jesus nos fez santos através da obra da cruz.  

Contudo, a condição de santos (aos olhos de Deus) não é suficiente para nos conduzir a uma vida vitoriosa. Precisamos aprender a pensar como Deus pensa. 

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2) 

A nossa realidade atual é consequência das decisões que tomamos no passado. Da mesma forma, nosso futuro é resultado do que plantamos no agora através das escolhas que fazemos e atitudes que tomamos. 

Nossas atitudes são influenciadas pela qualidade dos nossos pensamentos. São eles que conduzem as decisões que tomamos.  

A santificação nos torna cada dia mais parecidos com Deus. Ela ajusta a nossa mentalidade ao jeito de pensar do céu e, assim, construímos a vida vitoriosa que Ele planejou para nós. Esse processo é consequência da renovação da mente na Palavra.  

Só existe um caminho para desfrutar de uma vida vitoriosa 

Quanto mais conhecemos a Palavra de Deus, mais descobrimos quem Ele é, seu caráter. Esse relacionamento nos ajuda também a entender qual é a sua vontade dEle para nós.  

Dessa forma, desenvolvemos confiança nEle e construímos um relacionamento, assim como acontece com um amigo. Por isso, a construção de uma vida vitoriosa é marcada pela obediência à Palavra de Deus e à voz dEle. 

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” (João 10:27) 

À luz da Bíblia, ser santo é uma condição conquistada por Jesus para nós. Logo, essa não é uma questão de pecar ou não pecar, mas de identidade.  

Uma vez que nos tornamos filhos de Deus, somos convidados a viver como Ele espera que vivamos: com base na fé e nos princípios do Reino. Para tornar isso uma realidade, contudo, é resultado de um processo: a santificação. 

O processo de santificação pode ser entendido como o ajuste da nossa mentalidade, princípios e valores aos de Deus. Essa é a verdadeira transformação que nos conduz a uma vida vitoriosa. 

Uma vida vitoriosa glorifica o nome do Senhor  

É impossível obedecer à voz de Deus e não receber as bênçãos dEle. 

A vida de Jesus nos ensina sobre o valor da obediência e o papel dessa atitude na jornada com o Senhor. Mesmo sendo Filho, Ele veio ao mundo como servo, abriu mão do céu e viveu como nós. 

Jesus conhece os desafios que enfrentamos e, com seu exemplo de fidelidade ao propósito celestial, mostra que vale a pena persistir na obediência. Ele tinha consciência da vontade do Pai e abriu o caminho para nós também conhecermos. 

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:5-11) 

Quando Jesus veio ao mundo, sua mentalidade já era a mentalidade do Reino de Deus. Em toda a sua vivência, Ele manifestou o caráter do Pai através de palavras e ações. Apesar de sua morte dolorosa, Ele continuava a ser vencedor desde o princípio. Jesus precisava passar pela cruz para nos resgatar das garras do pecado. 

Por causa da obra da cruz, nós podemos desenvolver um relacionamento íntimo e pessoal com Deus, o qual nos transforma de dentro para fora à medida que nos torna mais parecidos com Ele. Nessa jornada, nossa confiança nEle também aumenta e nossa fé é fortalecida. 

Não existe vida vitoriosa longe da vontade de Deus e a santificação é o que nos conduz no caminho do cumprimento dos planos e propósitos dEle para nós. 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *