Família saudável: esse é o projeto de Deus para sua casa

Helio Peixoto

Pastor e Fundador da Academia da Fé

Ter uma família saudável e que traga alegria é o desejo da maioria das pessoas. Contudo, apenas querer viver em um lar assim não é suficiente.

A família dos sonhos não nasce pronta. Ela é fruto de investimento.

Ter uma família amorosa e um lar feliz não é automático. É uma construção e, por isso, você precisa escolher investir na sua casa todos os dias.

Ao longo deste texto, você vai descobrir três ferramentas importantes para usar na obra, que é a construção de uma família saudável.

Sua família é um projeto de Deus 

Nos últimos tempos, os ataques do inferno contra as famílias estão cada dia mais intensos. Contudo, o fracasso familiar não faz parte do plano de Deus para a sua casa.

A família que Deus planejou para você é abençoada, saudável. Ela é um lugar onde o amor une as pessoas, onde o perdão é abundante e onde novas chances sempre estão presentes.

A família é um projeto de Deus e foi feita para dar certo. Para que isso aconteça, porém, você precisa fazer a sua parte. Qual é a sua parte? Vamos descobrir no texto de hoje.

“Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém, ela não caiu porque havia sido construída na rocha. Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.” (Mateus 7:24-27)

Mais importante do que começar é terminar bem 

Você se lembra do último casamento que foi? Como estavam os noivos e os convidados: felizes ou tristes?

O início de um relacionamento costuma ser marcado pela alegria. É amor para cá, sorrisos para lá. No começo, os defeitos costumam ser jogados para escanteio e escolhemos ficar apenas com o que é bom na outra pessoa.

Com o passar do tempo, porém, os defeitos tendem a ganham destaque. Nessa hora, o maior desafio começa: é hora de decidir olhar para o outro pelas lentes de Deus, apesar de suas falhas.

Os momentos difíceis chegam para nos fortalecer e a Palavra nos ensina sobre três armas poderosas para a construção de uma família saudável. Veja no próximo bloco.

Três armas que você precisa usar se quiser ter uma família saudável 

1. Amor 

“Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.” (1 Coríntios 13:4-7)

Amar não é um sentimento; é uma decisão. Logo, o amor não aumenta ou diminui por causa do que acontece ao seu redor, por causa do que o outro fez e não fez.

Por isso, você pode escolher amar o seu cônjuge, o seu filho, os seus pais ou qualquer outra pessoa da sua família apesar do que eles fizeram ou de como magoaram você.

A família é o primeiro lugar para exercermos o amor verdadeiro.

2. Perdão

Perdoar é viver uma vida de liberdade; é olhar para o próximo sem mágoas.

Perdoar é deixar a sua razão de lado para obedecer à direção de Deus; é abrir espaço para o milagre acontecer na sua vida.

O perdão é um elemento fundamental para um relacionamento saudável, principalmente, na família, mas, quantas vezes devo perdoar quem me ofende?

Essa resposta quem vai dar é o próprio Jesus.

“Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? — Não! — respondeu Jesus. — Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes.” (Mateus 18:20-21)

Quando perdoamos o nosso próximo, não ficamos contando o número de vezes que ele falhou conosco. Por isso, a conta sempre fica zerada a cada vez que você decidir perdoar alguém.

Em uma família saudável, escolher perdoar é uma decisão diária.

3. Sabedoria

Amar e perdoar são fundamentais para viver numa família saudável. Contudo, não dá para construir uma família saudável se não existir sabedoria.

Você se lembra da história do rei Salomão?

Quando Deus lhe perguntou o que ele queria, a resposta de Salomão foi sabedoria. Por isso, Deus abençoou o reinado desse rei com muita prosperidade.

“Deus disse a Salomão: ‘Visto que você pediu sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, de quem eu fiz você rei, em vez de pedir riquezas, bens, ou honras, ou a morte dos seus inimigos, ou vida longa, eu lhe darei sabedoria e conhecimento. E lhe darei também mais riquezas, bens e honras do que qualquer outro rei teve antes de você ou terá depois.’” (2 Crônicas 1:11-12)

Buscar a sabedoria de Deus e colocá-la em ação é um dos pilares para viver uma família saudável.

A família saudável que Deus sonhou também é para você 

Família perfeita não existe, mas viver em uma família saudável é possível. O que você precisa é colocar Deus em primeiro lugar e agir conforme a direção dEle.

A sabedoria necessária para construir uma família saudável está disponível em Deus.

“Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” (Tiago 1:5)

Você não nasceu no lar errado. Deus tem propósito para a sua casa e você é parte dele.

A sabedoria que você precisa para construir um lar saudável está em Deus, em Sua Palavra.

Para saber mais sobre o plano de Deus para a família, clique aqui e assista às mensagens do nosso Congresso de Família 2022.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.