Como acabar com a ansiedade à luz da Bíblia

Como acabar com a ansiedade?

A ansiedade é um problema que pode aparecer em diferentes níveis. 

Ela pode ser resolvida com uma pequena mudança de hábitos ou com o fim da situação que gerava o estresse ou representar um quadro mais grave e que envolva um tratamento mais longo e com remédios.

Contudo, independente do nível de ansiedade que está atingindo a sua vida, uma coisa é certa: Deus é poderoso para mudar isso. Ele quer acabar com a angústia que está atrapalhando a sua vida e colocar, no lugar dela, a paz que excede todo entendimento.

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7)

Você consegue perceber que, para a paz de Deus invadir um coração, é necessário, antes, entregar para ele a preocupação?

A questão da ansiedade tem ganhado espaço nas últimas décadas e foi potencializada no período da pandemia. Para você ter uma ideia, a palavra ansiedade foi pesquisada mais de sete milhões de vezes no Google apenas em 2021.

Apesar da alta procura, temos algo para te dizer: ansiedade não vem dos céus. Ela é um problema e a boa notícia é que a Palavra de Deus tem solução para isso.

O que a ansiedade rouba de você?

A ansiedade é uma questão de natureza emocional, mas impacta no corpo físico. Ela pode se manifestar em sintomas físicos como: tensão muscular e problemas de digestão. No entanto, ela também mexe com o seu sono, a sua disposição e com a sua alegria.

Nesse sentido, a ansiedade nos rouba coisas importantes da sua vida como paz, alegria, boas noites de sono e a esperança de um futuro próspero ao lado de sua família.

Por outro lado, você tem um Deus que já venceu esse mal por você há mais de dois mil anos, na cruz do calvário. Jesus pagou o preço para que você andasse livre da ansiedade.

Não permita que o inferno ganhe espaço na sua vida. Posicione-se em Deus e veja Ele restaurar cada coisa que a ansiedade roubou de você até hoje.

Como vencer a ansiedade?

Para andar longe do domínio da angústia, é essencial conhecer o que Jesus conquistou para você na cruz e os efeitos da vitória dEle para sua vida hoje. Logo, você precisa de três atitudes básicas:

1. Aprender quem você é em Cristo 

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. (2 Coríntios 5:17)

Aprender quem você é em Cristo ajuda você a agir com base naquilo que Deus fez em você e por você.

Quando você entende quem é em Cristo, começa a olhar para a vida com outros olhos e, consequentemente, agir de maneira diferente. Você percebe o valor que a sua vida tem para o seu Pai e o tamanho do cuidado dEle por você.

Sua vida é tão preciosa para Deus quanto a vida de qualquer personagem bíblico.

2. Meditar na Palavra

Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. (Josué 1:8)

Meditar na Palavra é investir tempo de tal maneira que ela ganhe espaço no seu coração.
A Palavra de Deus é viva. Quando ela encontra espaço no seu coração, transforma o seu interior e muda sua perspectiva sobre o futuro.

Em lugar de um futuro inseguro, a Palavra de Deus te faz olhar para o amanhã certo de que o seu Pai cuida de você. Ela é a segurança que você precisa.

A Palavra de Deus não gera ansiedade porque ela te mostra que Ele cuida de você, Ele te protege e guarda a sua vida e da sua família por completo.

3. Declarar a Palavra 

Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá. (Marcos 11:24)

O que você faz quando alguém em quem confia promete algo: você considera aquilo feito ou fica se questionando se vai acontecer?

Geralmente, quando alguém da nossa confiança nos diz algo, não ficamos pedindo milhares de vezes a mesma coisa. Então, por que fazemos isso com Deus?

Na caminhada com Deus você tem duas opções: confiar nEle ou não. Não existe meio termo.

Quando você declara a Palavra de Deus, está relembrando o seu coração a quem guarda a sua vida e quem prometeu que estaria com você todos os dias da sua vida.

Cuidado! A ansiedade força você tirar o foco de Deus 

Quando a ansiedade domina, é mais difícil para Deus encontrar espaço para agir porque a tendência do ser humano é procurar soluções com base na força do seu braço. Porém, a única maneira de acabar com esse problema de uma vez por todas é escutando a direção de Deus.

A ansiedade pode se tornar um grande problema na vida do ser humano, mas a boa notícia é que a Palavra de Deus tem poder para acabar com ela e transformar essa situação hoje.

Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. (Mateus 6:31-34)

Deus quer agir em seu favor. Ele tem todas as armas que você precisa para acabar com a ansiedade.
O seu Pai sabe o que você precisa e tem tudo pronto para transformar a sua história hoje. 

Clique aqui e assista à uma série do Pr. Maurício Teixeira sobre ansiedade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.