Jesus nos convida a viver em paz todos os dias

Viver em paz é um dos planos de Deus para a vida dos Seus filhos e, enquanto Jesus esteve entre nós, Suas atitudes refletiam o caráter amoroso, pacífico e restaurador do Pai. Jesus manifestava o poder de Deus por onde passava.

A Bíblia apresenta Jesus como o Príncipe da Paz (Isaías 9:6) e podemos identificar essa característica em diferentes momentos de Sua jornada como homem. Ele:

  • curou enfermos;
  • ressuscitou mortos;
  • restaurou a orelha de um guarda que chegou para prendê-lo;
  • multiplicou alimento para mais de cinco mil pessoas;
  • acalmou uma tempestade;
  • fez pescadores que já estavam sem esperança lançarem as redes ao mar e recolherem uma quantidade tão grande de peixes que seus barcos quase afundaram.

Em todas essas situações, as pessoas estavam enfrentando algum tipo de problema e a manifestação do poder de Deus lhes trouxe paz em relação ao que estavam enfrentando. Por exemplo: os enfermos deixaram de sofrer com os incômodos das doenças, o choro pelos mortos se encerrou com sua ressurreição e o medo causado pela tempestade se foi quando ela cessou.

Jesus não andava em paz porque era Deus. Sua vida como homem não foi livre de problemas e obstáculos, mas Ele sabia que poderia recorrer ao Pai e que não havia situação na qual Ele não pudesse intervir.

Muitas vezes, no dia a dia, nos pegamos ansiosos por causa dos problemas e dificuldades. Nessas horas, nossa reação mais comum é deixar a ansiedade tomar conta do nosso coração. Porém, a Bíblia nos convida a fazer algo diferente: lançar sobre Jesus o nosso fardo.

Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve.” (Mateus 11:28-30)

Na cruz, Jesus conquistou tudo o que precisávamos para viver em paz e, antes de voltar para o céu, nos presenteou com essa capacidade divina. Por isso, podemos descansar na certeza de que a paz é um plano de Deus para nós.

Eu lhes deixo um presente, a minha plena paz. E essa paz que eu lhes dou é um presente que o mundo não pode dar.” (João 14:27)

A ansiedade é um problema?

O dicionário define ansiedade como: grande mal-estar físico e psíquico; agonia; falta de tranquilidade; receio.

A ansiedade é uma emoção e, embora esse sentimento seja constantemente associado a questões negativas, ele também aparece quando estamos nutrindo uma grande expectativa em relação a um momento específico.

Quem nunca disse que estava ansioso para falar sobre um evento ou momento importante como uma formatura, o nascimento de um filho, uma viagem muito aguardada, a cerimônia de casamento, um intercâmbio ou a assinatura de um excelente contrato de trabalho?

Nessas ocasiões, a ansiedade não é vista como algo ruim porque temos certeza de que, no fim, experimentaremos alegrias. Além disso, ela tem prazo de validade para acabar. No entanto, quando ficamos ansiosos por causa de uma situação que não está sob nosso controle ou não sabemos quando se resolverá, a intensidade dessa emoção pode gerar outros problemas e impactar nosso dia a dia e relacionamentos.

Se você se encontra nessa situação, o convite da Palavra é: entregue para Deus cada uma das suas ansiedades porque Ele cuida de você (1 Pedro 5:7). Esse não é o único momento em que a Bíblia nos incentiva a fazer isso. Em Filipenses 4:6-7, também somos convidados a colocar as preocupações nas mãos de Deus.

Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6,7)

Os versículos de Filipenses mostram um dos caminhos para aprendermos a viver em paz. Eles nos ensinam que podemos entregar nas mãos de Deus o que nos preocupa e trocar as nossas aflições pela paz do céu. Deus não nos criou para andarmos ansiosos.

Quando entregamos nossas preocupações para Deus, damos espaço para Ele agir e manifestar o Seu poder diante daquilo que não podemos fazer. Como um Pai amoroso, Ele se alegra em fazer as coisas cooperarem para o nosso bem.

E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito.” (Romanos 8:28)

Viver em paz não é algo natural do ser humano

Nos dias de hoje, a ansiedade tem se tornado um grande problema na vida das pessoas e comprometido seriamente a caminhada de muitos. Diante desse cenário, podemos nos perguntar: é possível viver em paz no mundo caótico e enfrentando tantos desafios?

A resposta é: sim. Jesus nos presenteou com uma paz que nossa mente não consegue entender. Ela é um dos elementos do fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23) e, portanto, podemos desenvolver essa característica em nós.

A Palavra de Deus apresenta um rei que domina sobre todas as coisas, inclusive nossas emoções. Esse soberano, Jesus, veio ao mundo com um amor tão grande por nós que se entregou e pagou um preço que não poderíamos pagar. Ele é “Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). Jesus nunca nos deixa sozinhos.

Quando caminhamos com Ele, aprendemos a trocar a ansiedade que tenta invadir nosso coração pela paz do céu. Nessa jornada, descobrimos que não precisamos andar ansiosos porque o nosso Pai cuida de cada detalhe das nossas vidas. Foi Ele quem nos criou e nos conduz debaixo dos pensamentos de paz que tem a nosso respeito.

Porque eu sei os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor. “São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam.”  (Jeremias 29:11)

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

One thought on “Jesus nos convida a viver em paz todos os dias

  1. Que belo lembrete de que a paz é um plano de Deus para nós. Jesus, como Príncipe da Paz, demonstrou o poder restaurador do Pai em cada passo. Suas palavras em Mateus 11:28-30 são um convite reconfortante para encontrarmos descanso Nele. Que possamos trocar a ansiedade pela paz celestial, confiando que Deus cuida de cada detalhe das nossas vidas. 🌿🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *