Que tipo de declarações você tem feito sobre seus filhos: palavras de vida ou palavras que não edificam?
“O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.” (Provérbios 18:21)
Muitas vezes, em meio à correria do dia a dia e ao cansaço de tantas tarefas, a impaciência toma conta de pais e mães. Se você faz parte desse grupo, saiba que não está sozinho. Contudo, mesmo nesse cenário, a paz de Deus pode te encontrar.
Quando estamos em meio ao caos, é fácil esquecer das palavras de bênção e focar naquilo que não edifica nossos filhos. Nessas horas, a agitação costuma ganhar espaço e desviamos nossos olhos do que a Palavra de Deus diz a respeito das dificuldades que enfrentamos a cada dia.
Na jornada da fé, na maioria das vezes, nossos sentimentos contrariam a nossa crença. Além disso, é muito comum nossos lábios acompanharem o que os olhos naturais enxergam. Contudo, o tipo de vida que Deus tem para nós é baseado no que cremos, não no que vemos. Isso também se aplica ao que declaramos sobre a vida dos nossos filhos.
Você tem declarado palavras de vida sobre seus filhos?
Você já parou para pensar que suas palavras são poderosas para imprimir nos seus filhos uma identidade alinhada com a vontade de Deus para a vida deles?
Cada palavra que sai das nossas bocas é uma semente. Da mesma forma que uma laranjeira não pode gerar maçãs ou uma macieira não produz uva, as palavras que saem dos nossos lábios podem resultar em construção ou trazer prejuízos.
Jesus se entregou para desfrutarmos de uma vida abundante aqui na terra. Aos olhos de Deus, você não é um pobre e miserável pecador. Através de Jesus, Ele pode nos olhar como um Pai amoroso que acredita na melhor versão do seu filho mesmo quando suas atitudes ainda não geram vida.
“Vejam que grande amor o Pai nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus.” (1 João 3:1)
Quando Deus nos olha, Ele enxerga potencial e o nosso melhor. O que Ele diz a nosso respeito nos constrói e jamais destrói. Será que nossos filhos têm ouvido de nós esse mesmo tipo de declaração?
Três declarações de vida que você precisa repetir para os seus filhos
1. Você tem valor
O que define o seu valor: o que você faz ou o que Jesus fez por você?
Jesus é a graça em pessoa. Ele se entregou em nosso lugar para nos devolver à posição de filhos amados do Senhor. NEle, não somos desvalorizados.
“Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.” (1 João 4:9)
Nossos filhos precisam saber que o valor que carregam não depende do que fazem, mas foi conquistado na cruz do Calvário por Jesus. Ele os ama e valoriza de tal maneira que se entregou por amor a eles quando ninguém mais poderia fazer isso.
2. Você nasceu para dar certo
Quando Deus olha para você, enxerga uma pessoa capaz de viver uma vida de sucesso. Assim como Ele não te criou para fracassar, seus filhos também foram formados pelo Senhor para serem bem-sucedidos no que fizerem.
O seu filho foi criado à imagem e semelhança de Deus. Ele foi planejado, sonhado e formado por Ele para vir ao mundo na hora certa. Portanto, mesmo que você tenha se tornado pai e mãe na hora que não considerava a melhor, Deus estava no controle. Ele nunca erra.
3. Não desista do sonho que Deus plantou no seu coração
Você já foi confrontado por um sonho do seu filho que parecia grande demais? O que você fez?
Como pais e mães, nossas palavras exercem grande influência na coragem e na ousadia dos nossos filhos nas situações desafiadoras. Da mesma forma, podemos incentivar ou desmotivá-los quando os desafios aparecem.
O coração dos nossos filhos é a fábrica dos sonhos de Deus. Por isso, escolha ser um incentivador. Em lugar de desanimá-los, ensine o caminho do sucesso: ouvir a voz de Deus e obedecer ao que Ele fala.
“Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.” (Josué 1:7-8)
Suas palavras de vida e seu exemplo ajudam a gerar fé no coração dos seus filhos
A fé precisa ser o estilo de vida de um filho de Deus. Ela transparece na sua mentalidade, nas suas ações e nos seus hábitos. A força da nossa crença, no entanto, tem relação direta com o quanto conhecemos da Palavra de Deus.
Deus é uma pessoa. Ele possui um caráter e uma personalidade que influenciam na vida dos Seus filhos. Quando você anda com Deus, a sua vida é transformada.
Como pais e mães, somos chamados por Deus para ensinar nossos filhos no caminho que devem andar (Provérbios 22:6). Você sabe o que isso significa?
Ensinar “no caminho” é dar a mão para uma criança ou adolescente e caminhar junto com ele na jornada da fé. Não é indicar o caminho e deixar a criança trilhá-lo sozinho. Nossos filhos precisam ver em nós um exemplo vivo do poder transformador da Palavra.
Andar com Deus é viver em constante aperfeiçoamento e uma das áreas mais impactadas nesse processo é o nosso coração e, por consequência, nossos lábios. O nível de fé que possuímos impacta em como enxergamos as situações e no que declaramos sobre as pessoas que nos cercam.
A Bíblia está repleta de palavras de vida direcionadas para nossas vidas e dos nossos filhos. Encha seu coração com elas e suas declarações serão transformadas porque “a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34).
A boca fala do que está cheio o coração
Quando lemos a Bíblia, encontramos inúmeras promessas divinas a nosso respeito como filhos de Deus. Ele tem uma identidade preparada para nós e é com base nela que precisamos nos posicionar diante dos problemas.
Você é um filho amado;
Você é mais que vencedor;
Você nunca está sozinho;
Você é curado.
Essas são algumas das verdades que Deus declara a seu respeito. Quanto mais você se encher delas, mais frutos gerados por essas palavras de vida colherá.
O poder de influência de pais e mães na vida dos filhos é muito alto. Somos nós que os ensinamos princípios e valores que serão levados por toda a vida. Contudo, para ajudá-los a construir uma identidade alinhada com o que Deus diz, precisamos conhecer quem somos em Cristo.
Um coração transformado pelo poder de Deus transforma a maneira como nos relacionamos com nossos filhos e as palavras que declaramos sobre eles. Deus te chamou para encher seus lábios de palavras de vida em relação a quem te cerca.