Não temas! É isso que Deus diz para você!

Na maioria das vezes, sentir medo parece algo inevitável. Quem, diante de tantas notícias terríveis nos noticiários, nunca se sentiu frágil, impotente e temeroso em relação ao futuro ou aos acontecimentos?

O medo pode nos paralisar. Ele atrapalha nossa capacidade de pensar direito e de ouvir a voz de Deus com clareza.

Deus, por causa do Seu grande amor e da Sua sabedoria, já sabia que nós passaríamos pelo desafio do medo, e é por isso que Ele deixou para nós encorajamento para todos os dias do ano.

Se observarmos a Bíblia, encontraremos Deus falando “não temas” 366 vezes. Então, podemos nos apropriar dessa promessa em todos os 365 dias do ano e ainda sobra uma vez para os anos bissextos, aqueles com 366 dias.

Se você tem enfrentado esse desafio e não sabe como vencê-lo, continue esta leitura. Nela, você verá que:

  • O medo é mais do que um sentimento – e você pode dominá-lo!
  • Existe um amor perfeito, que expulsa o medo – é o amor De Deus.
  • Deus te fez para andar livre do medo.

É normal sentir medo?

Sim e não.

Essa sensação é normal quando estamos diante de algo desconhecido ou em situações de perigo. Nessa hora, precisamos nos proteger e tomar uma atitude como: nos manter afastados de um penhasco ou correr ao ver um carro vindo rapidamente em nossa direção.

Por outro lado, o medo não é normal quando nos paralisa e nos deixa sem ação em momentos que precisamos agir ou assumir riscos. Por exemplo:

  • Estamos com determinada dor ou recebemos um diagnóstico de uma doença, e ficamos apavorados apenas pensando no pior.
  • Quando deixamos de sair de casa para ir a algum lugar por medo da violência das ruas.

Mesmo sendo uma emoção comum, quando o medo extrapola os limites da proteção, ele nos prejudica em diversos sentidos, além de roubar a nossa paz, a alegria e desviar a nossa atenção das promessas do Senhor.

Deus te conhece. Ele sabe quando o medo bate na porta do seu coração e tem a resposta para cada desafio que você enfrenta. Ele não sai do controle da sua vida e, por isso, diz:

“Não temas, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41:10)

O medo não é apenas um sentimento

O medo não é somente um sentimento. Ele também não é um distúrbio ou uma fraqueza. O medo que nos atrapalha tem relação com o mundo espiritual e precisa ser encarado assim.

No dia que você entender isso, não precisará mais conviver com ele ou aceitar sua presença. Quando você enxergar o medo como Deus enxerga, ele perderá a força que exerce sobre sua vida.

Mesmo que essa emoção esteja te limitando, existe uma arma poderosa para combatê-la.

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18)

Nesse versículo, João está nos mostrando que o amor de Deus é tão poderoso que nos aperfeiçoa e nos afasta do medo que atrapalha o nosso avanço. Então, sentir medo significa dizer que não temos fé?

À luz da Palavra, a influência do medo é consequência de permitir que impressões e opiniões contrárias aos pensamentos de Deus ganhem espaço através dos nossos pensamentos.

Na maioria das vezes, esse processo começa com algo que parece indefeso, mas é, na realidade, um dardo inflamado do inimigo (Filipenses 6:16). Se não dermos a devida atenção, seremos direcionados para uma mentalidade de destruição.

Quando o medo ganha espaço, ele rouba a nossa paz, tira as expectativas de um futuro abençoado, nos impede de aceitar oportunidades que parecem grandes demais, limita nossos sonhos e nos aprisiona. Quanta destruição e frustração o medo é capaz de causar…

Deus não te criou para andar cultivando medo e temor. Ele te deu liberdade, através de Jesus, e o conhecimento de Sua Palavra te faz verdadeiramente livre (João 8:32). Por isso, Ele te diz: não temas!

Você é um filho amado. O seu Pai celestial cuida da sua vida em detalhes. Ele não permitirá que você seja destruído!

A relação entre o medo e o amor

Como está escrito em 1 João 4:18: “o verdadeiro amor lança fora todo medo”. A pergunta é: que amor tão poderoso é esse?

O amor perfeito é uma pessoa (Deus). Ele criou o mundo e colocou o homem e a mulher para desfrutarem de Sua criação. No entanto, quando o pecado entrou na vida de Adão e Eva, ele abriu espaço para o medo ganhar força sobre o ser humano.

Deus não é autor do medo. Ele não nos criou para andarmos temerosos, porque “não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2 Timóteo 1:7).

Se estivermos cheios de Deus, o amor dEle nos preencherá e será o antídoto para o medo. Quando estamos cheios do amor do Pai, o medo é lançado para bem longe de nós.

Os dias são maus e a Palavra de Deus não deixa dúvidas sobre isso. Então, se ficamos reféns do que é noticiado pelos jornais, comprometemos nossa qualidade de vida e andaremos sem alegria, paz e prazer de viver.

Deus sabia que precisaríamos ser fortalecidos contra o medo todos os dias e a Sua Palavra está repleta de promessas de cuidado e provisão. Portanto, escute a voz de Deus te dizendo: não temas!

Uma das regras de interpretação bíblica, fala sobre a quantidade de vezes que uma frase aparece. De forma simples, quanto mais repetições, mais atenção devemos dar. A ordem divina para não temer aparece 366 vezes ao longo desse livro. Logo, precisamos dar bastante atenção a ela.

A partir de hoje, livre-se do medo!

1.De forma prática, quando vier um pensamento de medo, pare de alimentá-lo e direcione sua imaginação para coisas boas, como as promessas que Deus tem para você. Que tal meditar sobre um texto bíblico que te dê segurança? Um deles é:

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. ² Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. ³ Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. ⁴ Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. ⁵ Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, ⁶ nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.           ⁷ Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.” (Salmos 91:1-7)

Existem outros. Separe o seu preferido!

2.Quando você sentir medo, declare a Palavra de Deus, em vez de reforçar que está se sentindo inseguro, temeroso ou apavorado.

1 Timóteo 1:7, como você leu, diz: “Deus não nos concedeu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”. Repita esse versículo em primeira pessoa várias vezes, até sentir que ele se tornou uma verdade para você.

“Deus não me deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”.

As suas palavras têm poder! Então, use-as para se fortalecer espiritualmente e emocionalmente!

Deus quer mudar a sua vida. Ele te ama e deseja te libertar desse mal. Esse é um direito seu!

>> Quer entender mais sobre esse assunto e ficar livre de vez do medo? Pr. Helio Peixoto escreveu um livro sobre esse tema. Clique aqui e saiba mais.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *