Evangelismo infantil: uma necessidade para a igreja de hoje 

Na Bíblia, Jesus mostra que precisamos ser como crianças se quisermos entrar no Reino dos céus. Você já pensou o que Ele queria nos ensinar com isso? 

Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.” (Mateus 18:3) 

As crianças são imaturas, dependentes, fazem birra, bagunçam o ambiente por onde passam e ainda são barulhentas. Porém, elas também são criativas, leais, acreditam nas pessoas, amam e perdoam com facilidade. Essas características também são essenciais para viver pela fé. 

As crianças precisam saber que Jesus as ama 

Quando lemos os Evangelhos, vemos que Jesus usou mais de uma vez as crianças para ensinar sobre princípios do Reino dos céus. Essa atitude marcou o seu tempo porque deu destaque a um grupo que não era muito valorizado pela sociedade da época. 

“O povo também estava trazendo criancinhas para que Jesus tocasse nelas. Ao verem isto, os discípulos repreendiam os que as tinham trazido. Mas Jesus chamou a si as crianças e disse: ‘Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele’.”  (Lucas 18:15-17)

Jesus acolheu as crianças e mostrou como elas são importantes para Deus. 

As crianças são a igreja do presente e precisam desenvolver fé da mesma forma que os adultos. Elas são parte do Reino de Deus e podem ser usadas por Ele independente de sua idade. Por isso, precisamos investir na vida delas. 

Jesus amava as crianças e era amado por elas. Essa é uma verdade que não podemos esconder dos pequenos. 

O que é o evangelismo infantil? 

As crianças fazem parte do Reino dos céus e precisamos mostrar isso para elas com urgência. 

Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.” (Provérbios 22:6) 

“Ensinar a criança no caminho” não é falar o que ela deve fazer ou não. É pegá-la pela mão e caminhar junto com ela, mostrando o caráter de Jesus através do seu exemplo. 

Quando você ensina a criança no caminho, aproveita cada oportunidade para falar sobre a Palavra. Cada situação, por mais boba que pareça, se transforma em uma oportunidade de semear a Palavra.  

Por que investir no evangelismo infantil? 

1. O Espírito das crianças está pronto para ouvir a Palavra de Deus 

Existe um espaço na alma do ser humano que só pode ser preenchido por Deus. Quanto mais cedo as crianças entenderem sobre o amor dEle por elas, mais chances elas têm de acabar com esse vazio rapidamente. 

O homem é um espírito, tem uma alma e habita em um corpo. Nessa tríade, o corpo espiritual não é como o corpo físico. Ele já nasce pronto para aprender sobre Deus e ouvir a voz dEle. Por isso, você pode começar a pregar para uma criança quando ela ainda é pequena. 

2. A infância é a melhor época para aprender sobre fé 

Então disse Jesus: ‘Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas.’” (Mateus 10:14) 

As crianças são criativas. Elas têm facilidade de acreditar no que não podem ver. Por que não aproveitar essa característica da infância a favor do Reino de Deus? 

Se elas crêem e confiam com mais facilidade do que os adultos, a infância é o tempo ideal para semearmos na vida delas as Verdades do Reino de Deus. Assim, podemos aproveitar para ensiná-las sobre o poder da fé e sobre o grandioso amor de Deus por elas, lhes dando a oportunidade de, desde cedo, construir um relacionamento íntimo com Jesus. 

O tempo de pregar para as criança é hoje 

O evangelismo infantil não depende que a criança atinja uma certa idade para começar. Ele pode começar ainda no ventre. Investir na vida espiritual das crianças é uma necessidade urgente. Para isso, você pode usar diferentes recursos como:

1. Fazer devocionais com os pequenos 

O tempo de devocional é parte de uma vida espiritual saudável. Ele é uma oportunidade de nos acalmarmos e aprendermos sobre o nosso Pai. As crianças podem desenvolver esse hábito desde cedo e o incentivo de um adulto é fundamental para isso.

2. Não deixar de levar seu filho à igreja

Só podemos aprender o valor de ser igreja quando fazemos parte dessa comunidade. Mais do que um hábito, estar na igreja ajuda a desenvolver um senso de pertencimento essencial para quem deseja ver seus filhos adolescentes servindo ao Senhor.  

O que as crianças nos ensinam sobre fé 

Normalmente, pensamos no que podemos ensinar para as crianças, mas você já pensou no que podemos aprender com elas? 

Provavelmente, você vai dizer que não. Porém, quando olhamos para os pequenos, vemos que eles carregam características que perdemos ao longo da vida, mas que tornariam nossa relação com a fé mais fácil. 

Criatividade, confiança, dependência de Deus e facilidade em perdoar são habilidades naturais da infância. No entanto, durante nosso crescimento, temos a tendência de deixá-las pelo caminho, mesmo sabendo do quanto elas poderiam facilitar nossas relações. 

Ao olhar para as crianças, é fácil focar na bagunça que elas fazem. Contudo, Jesus nos convida a ser como elas. Ele nos mostra que elas são importantes no dia de hoje e, por isso, precisam ser cuidadas, amadas e ensinadas sobre o caráter dEle. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *