Quem nunca passou por esta situação: chegou na casa de uma pessoa e encontrou uma Bíblia aberta no Salmo 23 ou no Salmo 91?
Esses salmos são bem conhecidos e, muitas vezes, estamos tão acostumados a recitá-los que deixamos de olhar para as verdades que eles carregam. O Salmo 23 revela características preciosas sobre o cuidado e o amor de Deus por você.
Ele foi escrito para qualquer pessoa que crê que Deus é o Pastor da sua vida e é um sopro de esperança. Quando tudo parece desabar, encontramos nesses versos preciosas verdades sobre quem é Deus, o seu Pai amoroso. Esse texto revela que:
- Deus é a sua provisão.
- Deus é a sua força.
- Deus é a sua segurança.
- Deus é a sua paz.
1. Deus é a nossa provisão
“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas.” (Salmos 23:1-2)
Quando Davi começa o Salmo 23 chamando Deus de pastor, ele mostra duas coisas:
- Que conhece o caráter zeloso do seu Deus
- Que reconhece a sua dependência do Senhor
Ao chamar Deus de pastor, Davi se coloca na posição de ovelha. Você sabe como a ovelha se comporta? Ela é um animal frágil, limitado e totalmente dependente. Sua dependência do pastor é completa. Sem ele, sua sobrevivência fica comprometida.
Deus supre cada uma das nossas necessidades. Ele sabe do que precisamos e está pronto para entrar em ação na sua vida, não importa se achamos que o problema é grande ou pequeno.
O Senhor é um pai que está conosco todos os dias. Ele não nos abandona. Nós podemos descansar no cuidado de Deus, não importa o que estamos vivendo.
2. Deus é a nossa força
“O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.” (Salmos 23:3)
Como você consegue forças para se levantar quando tudo ao seu redor está dando errado, quando uma tristeza profunda aparece ou quando seus planos se frustram?
Para algumas pessoas, a força nasce da família e dos filhos. Outras atribuem essa capacidade ao dinheiro. Existem também aquelas que acreditam ser fortes por causa da sua personalidade e da sua história de vida. Porém, a verdadeira força nasce em uma pessoa: Deus. Isaías 40:29-31 diz que Ele:
Dá forças aos cansados e vigor aos fracos. Até os jovens perdem as forças e se cansam, e os rapazes tropeçam de tão exaustos. Mas os que confiam no Senhor renovam suas forças; voam alto, como águias. Correm e não se cansam, caminham e não desfalecem. (Isaías 40:29-31)
A força que vem de Deus nos ajuda a continuar, apesar das dores e das dificuldades. Nessa jornada, Ele nos ensina que, com a força do Senhor, podemos todas as coisas (Filipenses 4:13).
3. Deus é a nossa segurança
“Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges. Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar.” (Salmos 23:4-5)
Os dias que vivemos são maus e o medo tem ganhado cada vez mais espaço no coração das pessoas. O medo da violência, de adoecer, de perder o emprego ou a fonte de renda são alguns exemplos de preocupações que podem tirar nosso sono.
Contudo, Deus não nos criou para viver com medo. Ele nos fez como filhos amados. Seu cuidado é tão grande que Ele não conseguiu ficar longe do homem e da mulher, a sua melhor criação, e mandou Jesus para nos dar a vida eterna.
O Senhor está sempre conosco. Ele nos guarda e nos protege diante dos perigos. A Bíblia está cheia de histórias que mostram isso:
- Daniel foi protegido na cova dos leões quando, por causa de uma armadilha, foi acusado de desrespeitar uma lei.
- Sadraque, Mesaque e Abedenego não se queimaram na fornalha quando preferiram obedecer a Deus do que aos homens.
- Paulo escapou de um naufrágio porque Deus tinha um propósito em sua vida.
- José encontrou favor do carcereiro quando, depois de uma injustiça, parou na prisão.
Esses homens experimentaram a segurança de Deus quando preferiram conservar a sua fé quando as oposições apareceram. Eles sabiam que o bem mais precioso que carregavam era o Senhor.
4. Deus é a sua paz
“Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida, e viverei na casa do Senhor para sempre.” (Salmos 23:6)
Como você reage diante dos problemas: com paz ou movido por um coração atribulado?
Uma das principais maneiras de avaliar se o seu coração está em paz é olhando para as suas noites de sono. Quando a preocupação é muito grande, nosso descanso fica comprometido e passamos o tempo inteiro tentando encontrar uma solução para o problema.
Nessas horas, muitas vezes, tentamos resolver os problemas na força do nosso braço e deixamos de lado a fé. Porém, Deus prometeu que estaria conosco o tempo todo. Por isso, podemos colocar a cabeça no travesseiro e dormir em paz, crendo no cuidado dEle.
O Salmo 23 é uma mensagem para todos os dias
O Salmo 23 foi escrito pelo rei Davi e é mais do que um texto escrito para animar o coração. Ele é um instrumento do céu para fortalecer a sua fé.
Deus se importa com você. Ele quer transformar a sua história, ser o seu Pastor e dar a direção que você precisa para cada momento. Por isso, a partir de hoje, escolha todos os dias fortalecer a sua fé na Palavra.