Você sabe ouvir a voz de Deus?
Muitas vezes, diante das situações, não sabemos o que fazer e como resolver o problema. Você já se sentiu assim? O que fez nessa hora?
Na caminhada da fé, obedecer à Palavra é uma atitude fundamental para quem deseja construir uma vida próspera, abençoada e alinhada com o que Deus planejou para você.
Nessa jornada, muitas vezes, nossa mente é atravessada por pensamentos que nos fazem questionar se é o Espírito Santo falando conosco ou não. Nessas horas, saber reconhecer a voz de Deus é essencial para identificar quando é Ele falando e quando não é.
Para algumas pessoas, reconhecer a voz de Deus envolve ritos mirabolantes. Contudo, você não precisa esperar o culto de domingo ou estar na igreja para ouvir a direção do Senhor para a sua vida. Ele está com você todos os dias, em todos os momentos e tem uma Palavra para tudo o que você enfrenta.
A Bíblia nos ensina sobre o caráter e a vontade de Deus, o criador do universo e aquele que cuida de nós em detalhe. Ela também nos fala sobre o amor de Jesus, nosso salvador. Além deles, esse livro apresenta o Espírito Santo, aquele que nos direciona e está conosco sempre.
Jesus era Deus andando entre nós. Quando Ele voltou para o céu após a sua ressurreição, enviou um ajudador, alguém que estaria conosco em todas as situações. Ele é o nosso melhor amigo e nos dá conselhos de vida. Se isso é verdade, por que, em tantos momentos, achamos que Deus não fala conosco?
Viver os planos e propósitos do Senhor para nós envolve obedecer às direções dEle. Por isso, precisamos aprender a ouvir a voz de Deus. Só podemos obedecê-lo e agir em fé quando identificamos o que Ele fala.
Nós precisamos aprender a ouvir a voz de Deus
Em 1 Coríntios 14:10, a Bíblia fala que o mundo tem muitas vozes e que elas não são sem sentido. Ou seja, nós podemos escolher quem ouvir. Por exemplo:
Quando você está passando por um problema ou quer compartilhar uma alegria, para quem liga: para uma pessoa com quem você tem intimidade ou para quem conhece apenas de cumprimentar no elevador?
Quando conhecemos alguém de perto, sabemos como ele (ou ela) pensa, o que lhe agrada e o que não suporta. Além disso, somos capazes de identificar a sua voz meio em meio a uma multidão.
Você já encontrou um amigo no corredor de um shopping lotado e cheio de pessoas falando? Quando ele chamou o seu nome, você percebeu que tinha alguém te chamando e que a voz era familiar?
Quando andamos com o Senhor, a voz dEle se torna pessoal e se destaca em meio às outras. Por isso, precisamos aprender a identificar a voz de Deus porque ela é a única que nos conduz à vitória.
Quando somos amigos de Deus, aprendemos a reconhecer a voz dEle
Você se lembra como começou a amizade entre você e o seu melhor amigo?
Nosso relacionamento com Deus é semelhante à relação que estabelecemos com as pessoas ao nosso redor e com aquelas que influenciam nossas decisões por confiarmos nelas. Isso envolve tempo e paciência.
Assim como acontece com as amizades terrenas, conhecer a voz de Deus é resultado de viver perto dEle, aprendendo sobre a sua personalidade e identificando o som da sua voz.
Essa intimidade depende de uma convivência diária. Quando você alimenta essa relação, aprende a conhecer o seu Pai e, por consequência, se torna mais fácil saber quando é Deus falando e quando não é. Quanto mais próximo de Deus você fica, mais íntimo dEle você se torna.
Como aprender a reconhecer a voz de Deus
Diferente de outros humanos, não podemos pegar um telefone e, literalmente, ligar para Deus ou mandar uma mensagem por aplicativo. Nós conhecemos o caráter dEle de três formas:
1. Lendo a Bíblia
A Bíblia é a Palavra de Deus e foi inspirada por Ele para ser um manual de vida para o homem.
“Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” (2 Timóteo 3:16)
Ao ler esse livro, aprendemos a identificar o que Deus pensa sobre as situações e que atitude ele espera que tenhamos diante das situações.
2. Orando
Por meio da oração, conversamos com Deus. Ela é a maneira como dialogamos com Ele e não precisamos ter receio de falar com Ele sobre nossas fraquezas, dúvidas, dores e desafios. Nessas horas, mesmo quando não sabemos o que dizer, o Espírito Santo nos ajuda.
“Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8:26)
Quando você ora, fala para Deus aquilo que está no seu coração e ouve o que Ele tem a dizer sobre as situações que você enfrenta, da mesma forma que conversa com um amigo de carne e osso.
3. Investindo tempo no seu relacionamento com Deus
Você costuma reservar um tempo para encontrar seus amigos e cultivar amizades?
Da mesma forma que fazemos isso para nos manter próximo de amigos, precisamos investir tempo no relacionamento com Deus. Essa é uma decisão individual e que traz resultados que impactam em todas as áreas da nossa vida.
A importância do devocional para aprender a ouvir a voz de Deus
Embora às vezes pareça que Deus está longe, isso nunca é verdade. Ele está conosco o tempo todo, mas nós precisamos aprender a crer e perceber a sua presença.
Uma das formas de aumentar a intimidade com Deus é desenvolvendo o hábito de fazer devocional todos os dias. Você sabe o que é isso?
O tempo de devocional é um tempo que você reserva na sua rotina para ler a Bíblia, orar e ouvir o que o Senhor tem a nos falar. Ele é muito importante para mantermos nossos ouvidos espirituais abertos e reconhecermos a voz de Deus.
A rotina devocional mantém vivo o nosso relacionamento com Deus e aumenta nossa intimidade com Ele.
Lembre-se! Por trás de cada direção de Deus, existe um milagre te esperando. Por isso, você precisa aprender a reconhecer a voz de Deus.
Deus quer se relacionar com você de perto. Para saber mais sobre a influência do Espírito e sobre como reconhecer a voz de Deus, clique aqui e assista à série Influência da Pessoa do Espírito Santo.