Características da mulher virtuosa que você precisa conhecer

O que você sabe sobre Provérbios 31 e a mulher virtuosa?  

Se você já escutou essa expressão, conhece, mesmo que pouco, sobre o que estou falando. 

Provérbios 31 fala sobre uma mulher que, na cabeça de muitas pessoas, pode parecer utópica. À luz da Palavra de Deus, porém, ela é uma mulher possível porque sua força não nasce nela mesma, mas no seu Deus. 

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” (Provérbios 31:10) 

Hoje, aproveitando a comemoração do Dia Internacional da Mulher, queremos compartilhar com você algumas características preciosas dessa mulher. 

Você não se torna uma mulher virtuosa por causa da sua própria força 

Quando lemos Provérbios 31, encontramos uma mulher com a agenda cheia. Ela cuida de si, da casa e da família. Ela também é forte, sábia e ainda impacta a sociedade ao seu redor. 

Essa mulher não se deixa vencer pelo desânimo, pelas mágoas ou pelo rancor que as decepções da vida geram. Pelo contrário, ela vive o Fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23) todos os dias. Como isso é possível? 

A mulher virtuosa deixa Deus renovar o seu coração. Por isso, suas características mais marcantes não nascem do seu próprio esforço. Elas são resultado de um coração que escolhe se render à voz de Deus em todos os momentos. 

Qual o segredo para se tornar uma mulher virtuosa? 

Provérbios 31 mostra tantas tarefas da mulher virtuosa que acabamos cansados só de ler. Como ela dá conta? É impossível ser assim. Será? 

Se pensarmos pelo lado humano ou pelos valores pregados pela sociedade atual, ser mulher virtuosa não é nem um pouco vantajoso, desejável ou possível. Porém, ao olharmos para a Bíblia, vemos que o caminho de Deus é diferente. 

A mulher virtuosa renova as nossas forças em Deus. Ele a capacita para viver o propósito e os sonhos que plantou no coração dela.  

Deus criou a mulher para fazer a diferença por onde ela passar e nos diversos papéis que assume. Nessa jornada, ela não está sozinha, mas conta com a ajuda do seu Pai. Por isso, seu sucesso não é resultado de um esforço humano.  

Então, qual é o segredo para se tornar uma mulher virtuosa? Se render à voz do Espírito Santo e deixá-Lo transformar o seu coração e o seu caráter. 

4 características da mulher virtuosa que transformarão sua vida 

A mulher virtuosa faz o que precisa ser feito 

Em outras palavras, ela é produtiva. Isso não significa ter uma agenda cheia ou viver estressada por não conseguir fazer o que precisa.  

Em sua rotina, ela desempenha muitas atividades, mas o seu coração continua no lugar certo: no seu Deus. Para ela, o segredo do sucesso não está no que ela pode fazer. O seu sucesso depende de descansar no seu Pai. 

“Nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso.” (Hebreus 4:3a)

A mulher virtuosa é inteligente 

O que é ser inteligente? 

Na maioria das vezes, chamamos de inteligente quem conquistou resultados além da média. Porém, ser inteligente é muito mais do que isso.  

Ser inteligente é ser capaz de “compreender e resolver novos problemas”. Qual a relação da mulher virtuosa com isso?  

A mulher virtuosa é uma mulher inteligente porque não se prende ao passado. Ela entende que a sua prosperidade não depende de favores humanos ou do que acontece ao seu redor. Por isso, permite que Deus lhe dê sabedoria para resolver o que aparecer. 

A mulher virtuosa é inteligente porque sabe guardar o seu coração (Provérbios 4:23) e reconhece a soberania de Deus em sua vida. 

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4:23) 

A mulher virtuosa é amorosa 

Quem é a pessoa mais amorosa que você conhece? 

Ser amoroso é viver uma vida que exala o fruto do Espírito nos relacionamentos. Isso não tem nada a ver com minimizar os erros dos outros, deixar de disciplinar os filhos ou se colocar numa posição de inferioridade. 

A mulher virtuosa ama com um amor que constrange. Independentemente da circunstância, ela escolhe andar em amor. 

Em outras palavras, a mulher virtuosa conhece o poder transformador do amor ágape, o mesmo amor com o qual Deus nos ama. Ela cuida para que as pessoas que a cercam experimentem esse tipo de amor através de suas atitudes. 

Permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.” (1 Coríntios 13:13) 

A mulher virtuosa fixa os seus olhos no alvo, ou seja, em Jesus 

A mulher virtuosa é uma mulher impossível? 

Depende do seu ponto de vista. 

Se olhar pelas lentes do mundo, você vai dizer que sim porque ela nunca vai corresponder às suas expectativas. Contudo, se olharmos para essa pergunta à luz da Palavra, podemos acreditar que é possível se tornar uma mulher virtuosa. 

A virtude dessa mulher é fruto da obra do Espírito Santo. Logo, tornar-se uma mulher virtuosa não é algo automático. Por isso, um dos maiores enganos sobre ela é enxergá-la como alguém perfeito. 

A mulher virtuosa tem dias bons e maus. Ela se estressa com os filhos e, às vezes, não quer fazer o almoço da família. Ela também enfrenta dias complicados no trabalho, mesmo quando sua função é cuidar da família. 

No entanto, ela é uma pessoa que decidiu olhar para Jesus e se deixar ser transformada por Ele independente das suas falhas. Por isso, sua colheita é bem-sucedida. 

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5:7) 

Deus te convida a ser uma mulher virtuosa 

O caráter da mulher virtuosa se destaca porque ela não se prende aos valores do mundo. Seu estilo de vida prioriza a Verdade e a faz viver na contramão do que o mundo diz que é certo ou errado. 

Sua família, seus amigos e quem convivem com ela percebe o seu caráter diferenciado na maneira como ela trata os outros. 

A mulher virtuosa é uma mulher possível porque reconhece suas limitações e dá espaço para Deus agir em suas limitações. Ela sabe que o seu valor não depende do que o mundo fala, mas da sua identidade em Cristo. 

E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.” (2 Coríntios 2:14) 

O desejo de Deus é te fazer uma mulher virtuosa.  

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

One thought on “Características da mulher virtuosa que você precisa conhecer

  1. Obrigada Deus, por me fazer ler esse texto maravilhoso. Edificou o meu dia. Aleluia!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *