Escolha crer na Palavra de Deus e encontre a direção que você precisa

A Bíblia é a Palavra de Deus e é muito mais do que um livro. Nela, você encontra resposta para todas as suas perguntas e solução para qualquer problema.

Está sofrendo com doenças? A Bíblia te apresenta Jesus, o mestre que cura.

São os problemas financeiros que estão tirando seu sono? A Bíblia fala sobre o cuidado de Deus com Seus filhos e mostra também de onde vem a nossa provisão.

Se o que está te fazendo sofrer são as relações familiares, a Bíblia também tem resposta. Ela te ensina como andar em amor e ver as situações ao seu redor se transformarem pelo poder da fé.

A Palavra de Deus sempre tem a resposta que você precisa, mas é necessário crer no que ela diz.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11:6)

Como a Palavra de Deus age?

A Palavra de Deus age em nossos corações, principalmente, de duas formas:

  1. Construindo a nossa crença sobre Deus através da revelação do Espírito Santo;
  2. Fortalecendo o que já sabemos sobre Deus e Seu poder.

Através da Bíblia, Deus fala aos nossos corações e o Espírito Santo nos ensina sobre as verdades do Reino. Nessa jornada, quanto mais conhecemos o Pai, mais nos tornamos parecidos com Ele e experimentamos da sua graça. Além disso, um relacionamento íntimo com Deus abre espaço para fortalecermos nosso coração no nosso Pai.

Uma das características de uma pessoa que desfruta de uma vida vitoriosa é ter uma mente governada pela Verdade. Isso significa manter uma mentalidade governada pelo jeito de pensar de Deus.

Quando a Palavra é o farol das nossas vidas, as decisões e atitudes refletem a transformação que ela opera em nós. Logo, a renovação da mente na Palavra também impede o inferno de ganhar espaço em nós. Quando a verdade está instalada em nós, ela nos protege.

O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura. O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente.” (2 Coríntios 11:2-4)

Como a renovação da mente na Palavra influencia as suas decisões?

Para viver a liberdade que Cristo conquistou para nós, precisamos ter clareza sobre a obra da cruz e sobre o nosso relacionamento com Deus. Esse conhecimento fortalece o nosso coração e nos ajuda a enxergar as situações pelas lentes da Palavra de Deus.

Quando enfrentamos desafios, podemos escolher no que vamos crer: em Deus ou nas circunstâncias. Como o inferno sabe disso, ele se esforça para criar o cenário mais aterrorizante possível. Dessa forma, ele mexe com a maneira como encaramos as situações e tenta nos tirar da posição da fé.

Nós precisamos ter cuidado com as conclusões que tiramos a respeito das situações. Elas contribuem para fortalecer ou enfraquecer a nossa fé. Por isso, decida não concluir nada sem a iluminação do Espírito Santo e não permita que suas opiniões humanas sobre o que você está vivendo ganhem espaço.

Nosso homem interior gosta de dar atenção às emoções e se guiar pelo que as circunstâncias tentam nos mostrar. Por isso, ele não consegue tirar conclusões verdadeiras. Diante dos desafios da vida, o que Deus tem a dizer é o que vale. Essa é a única verdade que existe.

Como a renovação da mente na Palavra influencia o seu futuro?

O que você vive hoje é consequência das escolhas que você fez nos anos anteriores. Da mesma forma, o seu futuro depende das decisões que você tomar agora.

Quando nossa mente é governada pela Palavra de Deus, somos pacientes e cautelosos nas decisões. Essas duas características são essenciais para viver uma vida alinhada com os sonhos de Deus para a vida de cada pessoa.  

Quem obedece às suas ordens não sofrerá mal algum, pois o coração sábio saberá a hora e a maneira certa de agir. Pois há uma hora certa e também uma maneira certa de agir para cada situação.” (Eclesiastes 8:5-6)

Como identificar se a sua mentalidade é governada pela Palavra de Deus?

Ansiedade, insegurança e pensamentos que não estão alinhados com a Palavra de Deus são indícios claros de que a mente de alguém não é governada pela Verdade.

Se nossa mentalidade não está alinhada com Deus, precisamos ter atenção. Esse é um sinal claro de que a maneira de pensar da pessoa foi corrompida pelo inferno.

Uma mente fortalecida em Deus é marcada por paz, segurança, alegria e descanso. Por outro lado, mentes confusas e cheias de dúvidas não experimentam o verdadeiro descanso (paz) que somente a Verdade produz.

A Palavra de Deus é simples. Ela é uma semente boa que, se encontra um solo fértil, produz paz e liberdade.

A nossa relação com Deus é guiada pela fé, mas não apenas por isso. Ela também se reflete em um relacionamento de entrega à voz de Deus, de submissão. Afinal, só obedece a Ele quem crê, de fato, no que Ele diz.

Não basta crer na Palavra, é necessário se submeter à Verdade.

Por que se submeter à Palavra de Deus é a sua melhor decisão?

Viver um futuro abençoado é fruto de fazer escolhas alinhadas com a sabedoria de Deus. Portanto, para construir esse tipo de futuro, precisamos fazer escolhas debaixo da direção de Deus todos os dias.

Para fazer escolhas que estejam em linha com a vontade de Deus, precisamos conhecer a sua Palavra. Se estamos com o coração cheio dEle, nossa mentalidade e nossa saúde refletem essa realidade. Os pensamentos desempenham um papel fundamental em nossos sentimentos e as nossas emoções influenciam na saúde do nosso corpo.

Nos dias de hoje, a ansiedade, a incerteza e outros sentimentos negativos têm mexido com as pessoas. Como consequências, as pessoas estão ficando emocionalmente doentes. Isso acontece porque Deus não criou o nosso corpo para essa inundação de pensamentos que não geram vida.

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4:6-8)

Quando nossa mente está inundada por questionamentos sobre o caráter e o poder de Deus, a incredulidade ganha espaço em nosso coração. Isso é perigoso porque a fé não pode operar onde incredulidade.

A Palavra de Deus traz vida para o nosso corpo e esse processo começa com a renovação da mente na Palavra (metanoia). Nessa caminhada, só existe uma maneira de eliminar os pensamentos que querem corromper a Verdade e trazer confusão: decidir crer apenas no que a Palavra de Deus diz.

Este texto foi inspirado na mensagem “Mente confusa não descansa”. Clique aqui e ouça a pregação completa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *