Sua família é um presente de Deus

O que a sua família representa para você: um presente de Deus ou um poço de problemas?

Na maioria das vezes, julgamos o nosso lar com base na situação que estamos vivendo agora. Se está tudo bem, a família é uma bênção. Porém, quando as dificuldades chegam, manter essa percepção se transforma em um desafio enorme.

A boa notícia é que os planos de Deus para a sua casa não mudam porque parece que ninguém está se entendendo, a crise financeira bateu à porta ou porque os filhos estão rebeldes. Ele continua olhando para a sua casa com os mesmos projetos de paz, amor e sucesso. Porém, viver isso envolve um esforço da nossa parte.

A família dos seus sonhos não nasce pronta. Ela é fruto de investimento diário, da escolha de permanecer amando uns aos outros todos os dias, não importa o que aconteça.

Nos últimos tempos, essa instituição tem sido cada vez mais atacada por ideias contrárias à Palavra de Deus. Quando permitimos que essa mentalidade governe nossas relações, abrimos espaço para o fracasso familiar. Isso não faz parte do plano de Deus para a sua casa.

A família com a qual Deus te presenteou é uma família saudável. Ela foi criada para ser um lugar onde o amor do tipo de Deus une as pessoas e o perdão é abundante. Ela foi feita para dar certo. Contudo, construir essa realidade envolve um posicionamento nosso.

Escolha construir uma família que é um presente de Deus diariamente

A Bíblia fala, em Mateus 7:24-27, sobre dois lugares sobre os quais podemos construir nossa casa: sobre a rocha ou na areia. A pessoa que decidiu construir sobre a rocha é vista como sábia e a que levantou sua construção sobre a areia, foi considerada sem juízo. O que isso nos ensina?

Nós precisamos escolher construir nossa vida (e nossa família) sobre a Palavra de Deus todos os dias. Ela é a fonte de tudo o que precisamos. Quando estamos firmados no Senhor, nem a tempestade mais violenta é capaz de nos destruir.

Nós podemos decidir construir uma família saudável todos os dias. Para isso, algumas atitudes precisam estar presentes. A seguir, falaremos sobre três delas: amor, perdão e sabedoria.

1.    Decida amar

A Palavra de Deus nos mostra que o verdadeiro amor não é um sentimento. Ele é uma decisão e a escolha de permanecer nessa posição não pode ser movida pelo que acontece ao nosso redor.

Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. (1 Coríntios 13:4-7)

Você pode escolher amar:

  • o seu cônjuge, apesar das vezes que ele te decepcionar;
  • o seu filho, mesmo quando ele te afronta;
  • os seus pais por terem magoado você.

Jesus é a nossa maior referência de amor. Ele decidiu se entregar por nós mesmo sem ter a certeza de que aceitaríamos o seu sacrifício. Como podemos nos negar a replicar esse comportamento dentro dos nossos lares?

2. Perdoe

Quem perdoa, é livre de todo o peso que carregar mágoas traz. Mais do que um desejo do coração humano, pedir e liberar perdão é um mandamento divino.

“Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.” (Mateus 5:23-24)

Perdoar é deixar a razão de lado e escolher obedecer ao que Deus nos pede. Isso abre espaço para milagres acontecerem em nossa casa. Em outras palavras, o perdão é fundamental para construirmos a família que é um presente de Deus para nós.

3. Seja sábio

Amar e perdoar são elementos fundamentais para quem deseja construir uma família saudável. Contudo, não dá para fazer isso se a sabedoria não estiver presente em nossas atitudes.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. Pois por meu intermédio os seus dias serão multiplicados, e o tempo da sua vida se prolongará.” (Provérbios 9:10-11)

A Palavra de Deus carrega toda a sabedoria que precisamos para construir um lar saudável e no qual a vontade do Senhor prevalece. Por isso, buscar a sabedoria do céu e colocá-la em ação é um dos pilares para viver em uma família que é um presente de Deus.

A sua família que é um presente de Deus para você. Cuide dela!

Não existe família perfeita, mas podemos viver em um lar guiado pela direção do Espírito Santo e cheio da presença de Deus. Construir essa realidade, no entanto, envolve escolher amar, perdoar e agir com sabedoria todos os dias.

A capacitação que precisamos para viver isso dia após dia está em Deus e, como Tiago 1:5 mostra, podemos pedir que Ele nos dê sabedoria sempre que precisarmos.

“Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” (Tiago 1:5)

Você não nasceu no lar errado e sua família não foi um acidente de percurso. Deus é poderoso para transformar a situação da sua casa. Ele tem propósito para a sua casa e deseja realizar milagres sobrenaturais. Por isso, escolha enxergar a sua família como um presente de Deus independente do que você está vendo hoje.

Deus ama a sua casa e a sabedoria que você precisa para construir um lar saudável está nEle. Ele deu a sua família como um presente. Agora, a sua parte é cuidar dela.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *