Conheça sua identidade em Cristo

Você já participou de alguma dinâmica de grupo e precisou se apresentar em poucos minutos para pessoas que não te conheciam? Qual foi a sua reação?

Apresentar-se para alguém não é uma tarefa fácil porque você é muito mais do que um nome ou uma profissão. Você nasceu em uma família, carrega uma história e viveu experiências que te marcaram de forma diferente daqueles que te cercam. Toda essa bagagem não pode ser contada em poucos minutos.

As coisas que você experimentou e aprendeu ao longo da vida ajudaram a formar o seu caráter e a definir do que você gosta e não gosta, quais são os seus sonhos e como você reage diante das situações que acontecem. No entanto, hoje, precisamos te contar uma coisa: essas circunstâncias não definem a sua identidade em Cristo.

Quem é você?

O melhor lugar para descobrir essa resposta é a Palavra de Deus. Isso é verdade porque a maneira como você se posiciona diante das situações é totalmente influenciada pela imagem que você tem de si mesmo. Quer ver alguns exemplos?

  • Uma pessoa muito qualificada para um determinado cargo profissional pode desistir de aceitá-lo por não se considerar suficientemente boa para ele;
  • Um adolescente pode se privar de fazer novos amigos porque não se acha uma pessoa legal para os outros.

O que essas duas situações têm em comum? As decisões foram tomadas com base em quem as pessoas acreditam ser.

A sua autoimagem faz toda a diferença na hora de você tomar uma atitude a respeito de alguma questão.

Isso acontece porque o que determina a vida que você vai experimentar aqui na terra é a mentalidade que você cultiva. A relação entre mentalidade e destino é a seguinte:

  • Pensamentos geram ações;
  • Ações geram hábitos;
  • Hábitos determinam o caráter;
  • O caráter direciona o seu destino.

Que tipo de resultados você quer experimentar: de vida ou de morte?

“Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam.” (Deuteronômio 30:19)

A Bíblia nos orienta sobre isso.

Como a sua mentalidade influencia no seu destino?

Quando falamos sobre mentalidade, estamos falando sobre os pensamentos que prevalecem na sua vida. Eles estão em linha com a Palavra de Deus? Veja o que diz Romanos 8:6-7.

“A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.”

A mentalidade da vida é aquela que tem como base os princípios bíblicos. Esse tipo de estilo de vida é marcado pela fé e coloca a Palavra de Deus como a peneira para as decisões.

A mentalidade da morte é aquela que não tem a Palavra como base e, por consequência, é marcada por pensamentos malignos. Se o diabo veio para roubar, matar e destruir (João 10:10), como as sugestões dele podem gerar vida?

Identidade tem prazo de validade?

Quando alguém pede para você se apresentar, o que você diz?

Seu nome, seu estado civil, sua religião, sua profissão e sua cidade?

Essas informações fazem parte de quem você é, mas não são elas quem te definem. Com exceção do seu nome, todas as outras podem mudar ao longo da sua vida. No entanto, existe um nível da identidade humana que não pode ser modificado pelas situações ao nosso redor: a sua essência.

A sua verdadeira identidade não é mudada por influência humana, mas pelo amor de Jesus por você.

A sua verdadeira identidade em Cristo

A identidade que Jesus conquistou para você não depende de como está sua vida hoje, mas está atrelada a algo que vai além do seu domínio: a sua criação. Leia o verso a seguir:

“Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.” (João 3:5-6)

Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Porém, o pecado atrapalhou esse projeto para as nossas vidas. Por causa do pecado, o homem passou a se ver como indigno e sem valor diante de Deus e das outras pessoas.

A boa notícia é que a visão que você tem de si mesmo não limita o amor de Deus por você. Ele já te deu o poder de se tornar um filho dEle, mesmo que você ainda não tenha aceitado Jesus como seu Salvador. O amor dEle está disponível para você, basta aceitá-lo.

Depois que você se torna um filho de Deus, é hora de mudar a maneira como você se enxerga. Esse é o caminho para refletir o caráter de Deus em suas atitudes.

Marcas da identidade de Cristo em você

Toda pessoa deixa marcas por onde passa. São elas que deixam geram impressões boas ou más. Por exemplo:

  • Como você cumprimenta os atendentes da farmácia, do mercado ou da padaria que frequenta?
  • Como você se relaciona com o porteiro do seu prédio?
  • Você é pontual com os seus compromissos?
  • As palavras que você fala são de respeito ou de desrespeito pelo próximo?

A respostas para essas perguntas falam sobre comportamentos. Contudo, elas refletem a mentalidade que predomina em você.

Quando os pensamentos de Deus estão em alta na sua vida, você reflete o caráter dEle em suas atitudes, que são marcadas por aspectos como amor, alegria e paz.

Marcas da identidade de Cristo em você

E agora, você sabe responder quem é você se alguém te perguntar? A Bíblia já te diz:

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” (João 1:12)

Você não precisa ser perfeito para se tornar um filho de Deus. Basta crer, aceitar e receber o amor de Jesus por você.

Deus te fez para dar certo. Ele tem grandes planos para a sua vida.

Por causa da obra de Jesus na cruz, você pode descansar na certeza de que é grandemente abençoado, altamente favorecido e profundamente amado por Deus.

O seu Pai está pronto para te abraçar, para te dar uma nova identidade. Ele te ama e se alegra ao ver a sua vida dando certo.

Aceite o amor de Deus por você, conheça sua verdadeira identidade em Cristo e desfrute da vida plena que Jesus conquistou por você na cruz.

Quer saber mais sobre a sua verdadeira identidade em Cristo? Clique aqui e baixe, gratuitamente, o e-book “Real identidade”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *