Como viver pela fé quando ela parece fraca?

Você já vivenciou uma situação na qual sua fé pareceu fraca e sua oração não foi respondida como você queria que fosse? 

Isso pode ter acontecido num momento em que alguém que você ama muito recebeu um diagnóstico muito grave e, apesar de você ter orado pela cura dessa pessoa, ela faleceu.

Pode ter sido também em relação a um casamento que você pediu a Deus para restaurar, mas o divórcio se concretizou e a família se separou de vez.

Talvez, você tenha perdido um emprego, sua família tenha sofrido com a perda financeira e a chegada de uma nova fonte de renda tenha demorado mais do que você esperava.

Essa lista poderia ser muito maior porque, independentemente da nossa fé, sempre enfrentaremos problemas. Difícil ler isso, não é? Contudo, no dia em que as adversidades chegarem, você pode ter certeza de que Deus está com você e de que Ele não saiu do controle da sua vida.

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16:33)

Nos momentos de tempestade, muitas vezes, parece que Deus te abandonou e que a sua fé perdeu o valor. Só parece. Isso acontece porque não conseguimos enxergar além da nossa dor, mas Deus consegue. Por isso, quando você estiver enfrentando problemas, pare de olhar para o sentimento e fortaleça a sua crença no autor da sua fé.

Onde está Deus quando as adversidades chegam?

Muitas pessoas atribuem a origem do bem e do mal à pessoa de Deus. Ao mesmo tempo em que creem que Ele é o autor da bênção, atribuem a Ele a responsabilidade pelas coisas ruins que acontecem em sua vida.

Contudo, a Bíblia nos ensina que Deus não é a fonte das desgraças, mas que Ele está conosco nesses dias maus.

Embora muitos creditem a Deus a responsabilidade pelos dias maus, o fato é que, mesmo não sendo a fonte das desgraças, Ele ainda é soberano e permite que os dias maus cheguem. A pergunta é: por quê?

Se existe uma coisa que ninguém quer viver é a dor, seja ela qual for.

Não existe nada de errado nisso, mas precisamos aprender a passar pelos processos dolorosos com sabedoria e entendimento.

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1:1-4) 

Os dias maus não vêm para a nossa destruição. Na verdade, eles podem contribuir para o aperfeiçoamento e fortalecimento do nosso caráter. Com o entendimento correto, nós enfrentaremos os dias maus e sairemos vitoriosos.

Três maneiras de sair vitorioso dos dias maus

Você está passando por dias maus? Então, ouça uma notícia que vai te animar: Jesus está com você mesmo em meio à tempestade. Veja quando a tempestade assolou o barco onde Jesus estava:

Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer!” Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?”. Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança. Os homens ficaram perplexos e perguntaram: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8:23-27) 

As adversidades, por mais dolorosas que sejam, podem ser transformadas em bênção quando o Senhor entra em cena. Para que isso aconteça, porém, você precisa se posicionar da maneira correta, agindo como um colaborador de Deus. 

A seguir, veja três formas de encarar os dias maus pelas lentes da Palavra de Deus.

1. Fortaleça sua fé

Não existe arma mais poderosa do que a fé. Ela está à nossa disposição e deve ser colocada em prática nos momentos bons e nos momentos desafiadores. Veja o que João diz sobre o papel da fé nos dias maus:

O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 João 5:4)

A fé te sustenta e mantém viva a esperança de um futuro abençoado. Contudo, essa verdade só é possível quando a sua crença está pautada no caráter fiel de Deus.

Quando tudo estiver desmoronando, coloque os seus olhos em Cristo. Ele é a garantia da sua vitória.

2. Apegue-se ao caráter do seu Pai

Deus não muda e o Seu caráter não depende das situações que você enfrenta.

Mesmo em meio ao caos, Ele promete que continua com você te amando, guardando, protegendo, construindo caminhos onde não existe saída e fazendo todas as coisas cooperarem para o seu bem.

3. Enxergue as adversidades com base na Palavra de Deus

Você já se perguntou como Deus enxerga as suas adversidades?

A resposta para essa pergunta está na Bíblia.

Para Deus, as adversidades não são sinais de derrota, mas de vitória. É esse o entendimento que histórias como a vitória de Davi sobre Golias nos ensinam a ter (1 Samuel 17).

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8:28) 

Nas mãos de Deus, as adversidades se convertem em momentos que farão a nossa fé ficar mais forte.

Deus nunca te abandona. Ele está com você nas tempestades e é poderoso para transformar o mal em bem.

E quando a fé parece fraca?

A Palavra diz que fé é certeza (Hebreus 11:1), e a certeza não é pequena ou grande, ela simplesmente existe ou não existe. É por isso que, quando Jesus fala sobre a fé pequena, Ele está se referindo a uma certeza que não resiste tempo suficiente para superar a adversidade. 

Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!” “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me! “Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, porque você duvidou? “Quando entraram no barco, o vento cessou.” (Mateus 14:25-32)

A sua confiança no caráter de Deus e em Sua Palavra é o que você precisa para permanecer firme em qualquer situação difícil. Veja: Pedro tinha fé a ponto de ser o único discípulo a andar sobre as águas! Foi somente quando ele colocou o seu foco nas circunstâncias, deixando a incerteza entrar, que começou a afundar.

A simples existência da fé já torna os milagres possíveis. Contudo, quanto mais desafiadora for a prova, mais precisaremos alimentar a nossa confiança. Por isso, você precisa fortalecer a sua fé constantemente.

Você foi chamado para viver pela fé

A fé é uma necessidade essencial na vida de qualquer cristão. Você já leu que “o justo vive pela fé” (Hebreus 10:38)?

Deus nos fez inúmeras promessas. Se dizemos que cremos em Deus, a quem não vemos, viver pela fé precisa ser um princípio inegociável em nossas vidas. 

Quando você escolhe viver pela fé todos os dias, três coisas mudam:

  1. A murmuração dá lugar às palavras de vida;
  2. Os seus sentimentos têm menos poder sobre as suas decisões do que a direção do Espírito Santo;
  3. Você entende que, apesar dos desafios serem grandes, Deus permanece no controle da sua vida.

Viver pela fé é muito mais do que ter versículos decorados, mas é olhar para as situações indesejadas da forma como Deus pede. Então, quando o inimigo quiser se levantar e te acusar de ter uma fé que não funciona, não caia nessa cilada.

Mantenha o foco naquilo que o seu Pai diz a seu respeito.

Você é mais que vencedor, justificado, perdoado e chamado por Deus para ser um vaso de honra nas mãos dEle.

Quer saber mais sobre como fortalecer a sua fé? Então, clique aqui e adquira o e-book “ABC da fé”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

2 thoughts on “Como viver pela fé quando ela parece fraca?

  1. Tenho imensa gratidão à Deus por ter colocado vcs em minha vida, gostaria muito de um dia poder conhecer a academia da fé pessoalmente, pois vcs me transmitem muita paz, confiança e verdade no ensinamento da palavra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *