Levante-se! Deus está no controle da sua vida!

Um dos primeiros questionamentos que aparecem diante das adversidades é: onde está Deus?

Não é difícil entender o que leva esse tipo de pergunta a aparecer. Afinal, se você entregou a sua vida para Deus e Ele é bom, por que permite situações ruins acontecerem com você ou com sua família?

A resposta para essa pergunta não é simples, porém, antes de prosseguir, você precisa saber que:

  1. Os dias maus chegam para todo mundo;
  2. Deus não é o autor do mal nunca;
  3. Deus está no controle da sua vida sempre.

Se Deus não traz o mal, por que os dias maus chegam?

Câncer, ansiedade, depressão e nenhuma outra situação maligna vêm de Deus. Todas elas são consequência do pecado de Adão sobre a vida do ser humano.

“Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” (1 João 5:19)

Quando Adão pecou, entregou o domínio da Terra nas mãos do inferno. Assim, ele deu liberdade para Satanás agir na vida de todos os homens e mulheres. Tudo o que o diabo faz se baseia em quem ele é e no seu objetivo de “roubar, matar e destruir” (João 10:10).

Embora o inferno tenha ganhado esse espaço por causa de Adão, Deus entrou em cena com uma solução: Jesus.

Quando Ele se entregou por você, abriu caminho para te fortalecer, te dar sabedoria e te dar tudo o que você precisa para enfrentar as batalhas.

“Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.” (Filipenses 4:13)

Deus é amor e o Seu caráter não muda nunca. Por isso, você pode confiar nEle mesmo diante das maiores dificuldades.

Deus cuida de você nos dias bons e nos dias maus. Creia nisso! 

Você já se sentiu sozinho diante dos problemas?

Se a sua resposta é sim, temos uma excelente notícia: você jamais está sozinho.

“E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28:20)

Quando Jesus disse essas palavras, Ele estava conversando com pessoas que não tinham uma Bíblia. Tudo o que elas ouviam sobre o caráter amoroso de Deus vinha do que Jesus dizia.

Agora, imagine como os discípulos se sentiram quando ouviram Jesus dizer que iria embora. Eles precisavam ser confortados. Afinal, estariam sem a presença física do seu amigo e mestre.

Por causa da presença de Jesus, os discípulos viram Deus manifestar Sua graça através de curas, multiplicação de alimentos e até ressurreição de pessoas. Eles viam que tudo no seu mestre exalava o amor de Deus pelos homens.

A vida de Jesus aqui na terra foi apenas o primeiro capítulo da manifestação poderosa do amor de Deus por você.

O seu Pai cuida de você em detalhes, não importa se você está enfrentando um período difícil ou momentos de felicidade. Ele planejou a sua vida para dar certo e continua sendo o mesmo:

“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.” (Hebreus 13:8)

Dores, lágrimas e tristezas fazem parte do processo, mas não afastam Deus da sua vida. 

Você tem filhos? Se sim, você prefere vê-los sorrindo ou chorando?

“Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7:11)

Os pais têm prazer em ver os filhos contentes. Se dependesse deles, filhos jamais sofreriam. No entanto, a vida não é feita apenas de alegrias.

Quando o seu filho sofre, você o abandona? Provavelmente, não.

Da mesma forma, Deus não te deixa quando você enfrenta adversidades. Por mais que Deus não seja o autor dos dias maus, Ele é poderoso para usá-los a seu favor.

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1:2-4)

Nessas horas, você precisa se lembrar que:

  1. Os dias maus chegam para todo mundo, mas você não está sozinho.

“Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme.” (Tiago 1:7)

  1. Deus não é o autor do mal, mas te enche de força e sabedoria sobrenaturais para vencer as adversidades.

“O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40:28-31)

Como encarar as adversidades?

Colocando sua fé em ação.

Sua arma mais poderosa diante das dificuldades é a fé. Por isso, nessas horas, você precisa fortalecer o seu espírito.

Leia a Palavra, medite nela e coloque na sua boca declarações que favoreçam a sua crença.

Quando a tempestade chega, é fundamental prestar atenção nas palavras que você fala, porque podem enfraquecer o seu coração. Por isso, coloque nos seus lábios palavras alinhadas com o caráter e o poder de Deus.

Lembre-se que você é grandemente abençoado, altamente favorecido e profundamente amado por seu Pai.

Deus não muda porque você está passando por dificuldades. Por isso, você pode descansar na certeza de que Ele permanece no controle da sua vida o tempo todo.

Deus sempre transforma o mal em bem

Veja só o que diz Romanos 8:28:

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”

Se tem uma coisa que você pode ter certeza é de que os ataques do inferno à sua vida nunca pegam Deus de surpresa. Quando isso acontece, o seu Pai já tem a solução para te fazer vencer e ainda transformar a situação que quer tirar o seu sono e a sua paz em algo bom.

Deus conhece cada um dos seus dias. Ele sabe o que você precisa para enfrentar as batalhas de cada dia.

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:33-34)

Não se esqueça que Deus cuida de você e da sua casa em detalhes. Ele te protege, te guarda e traz a provisão que você precisa de maneira sobrenatural. Por isso, você pode descansar na certeza de que o seu Pai, aquele que te formou, tem prazer em te ver alegre. Ele trabalha em seu favor.

Em que momento da vida você está: no meio da tempestade ou nos dias de calmaria? Independentemente da sua resposta, jamais duvide que Deus está no controle da sua vida.

Ele deixou todas as verdades que você precisa para fortalecer a sua fé na Palavra. São elas que te garantem a vitória! Clique aqui e saiba como usar as suas declarações a seu favor.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *