O que você fala quando precisa se apresentar para alguém? Você conhece a sua verdadeira identidade e quem a Bíblia diz que você é?
Essa tarefa não é nada fácil e, na maioria das vezes, os aspectos que compartilhamos dependem do local onde estamos. Por exemplo, enfatizamos a experiência profissional quando o contexto é mais formal ou o estado civil ou aos filhos quando estamos em um ambiente mais descontraído.
Escolher o aspecto da nossa vida sobre o qual falaremos não é problema, mas você precisa entender que a sua verdadeira identidade não está ligada ao que você sente ou faz. Você é quem a Bíblia diz que você é.
A autoimagem que construímos é resultado do que ouvimos, vivemos e acreditamos ser verdade quando olhamos para nós mesmos. Essa percepção influencia em todas as nossas decisões e na forma como nos relacionamos com Deus e com as pessoas que nos cercam.
Na sociedade atual, a identidade é tratada como algo relativo. Contudo, à luz da Palavra de Deus, ela não depende das nossas decisões ou conquistas, mas do que a Bíblia diz a nosso respeito. Por isso, precisamos nos encher com a mentalidade do Reino de Deus. Esse é o caminho para entendermos quem somos em Cristo.
A identidade que você carrega depende da sua mentalidade
Que tipo de pensamentos têm ganhado força em sua vida: aqueles que estão em linha com a Palavra de Deus ou os que contrariam essa Verdade?
Nossa mentalidade é resultado dos pensamentos que cultivamos sobre as situações que enfrentamos. Então, precisamos cuidar da qualidade dos pensamentos porque eles influenciam em nossas ações, as quais geram hábitos. Nossas práticas determinam nosso caráter e o caráter direciona nosso destino.
Em outras palavras, a mentalidade que carregamos determina a vida que experimentamos aqui na Terra. Que tipo de pensamento você tem cultivado: os de vida ou que que trazem destruição?
A mentalidade da vida tem como base os princípios da Palavra de Deus e é marcada pela fé. Ela coloca a Palavra de Deus como o diferencial na hora de tomar as decisões. Por outro lado, a mentalidade da morte não se baseia na Palavra e, por isso, é marcada pelos pensamentos contrários à Verdade.
“Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.” (Jeremias 29:11)
A sua verdadeira identidade está em Cristo
A identidade que Jesus conquistou na cruz para nós não varia conforme as situações que enfrentamos. Ela está atrelada à nossa natureza espiritual.
Nós fomos criados à imagem e semelhança do nosso Pai. Porém, o pecado atrapalhou esse plano divino e o homem passou a carregar uma imagem deturpada a respeito de si mesmo e a se ver como alguém indigno do amor e do favor de Deus.
De fato, nós não merecemos nada do que Cristo fez por nós ou nenhuma benção que Deus nos dá. Contudo, a boa notícia é que o amor de Deus por você não é limitado por como você se sente ou se vê. O coração dEle é gracioso.
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” (João 1:12)
Por causa da obra de Jesus na cruz, você pode se tornar um filho de Deus e receber as bênçãos divinas. O amor dEle está disponível para você, basta aceitá-lo. Uma vez que você se torna um filho de Deus, é hora de ajustar a maneira como você se enxerga ao que a Bíblia diz sobre você.
O que a Bíblia diz sobre você é o que vale
Quem Deus diz que você é? Você já pensou sobre isso?
Muitas vezes, quando olhamos para o que a Bíblia diz sobre nós, é difícil acreditar que podemos ser quem Deus nos criou para ser. Acreditamos que só podemos nos relacionar com Ele quando deixarmos para trás os hábitos que O desagradam. Contudo, não é assim que o Senhor se relaciona conosco.
Deus não espera que sejamos perfeitos para caminhar com Ele porque somos transformados conforme nos relacionamos com Ele. O primeiro passo para essa mudança é a descoberta de quem somos nEle.
“Vocês, porém, são povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus. Assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:9)
A Bíblia diz que, aos olhos de Deus, somos filhos amados, curados, abençoados e temos liberdade de chegar diante do Pai por causa do que Jesus fez. Receber essas verdades é uma questão de fé. A fé é o estilo de vida de um filho de Deus.
Na jornada com Deus, somos transformados de dentro para fora. Ele coloca em nós a natureza dEle. Por causa da obra de Jesus na cruz, você pode descansar na certeza de que é grandemente abençoado, altamente favorecido e profundamente amado por Deus.
O seu Pai celestial está pronto para te abraçar, te mostrar quem você é nEle e mudar o seu destino. Ele te ama com o maior amor do mundo e se alegra em te conduzir rumo aos planos e propósitos alinhados com a vontade dEle que é “boa, agradável e perfeita” (Romanos 12:2).
O convite do céu para você hoje é: aceite o amor de Deus por você, descubra o que a Bíblia diz sobre você, conheça sua verdadeira identidade em Cristo e desfrute da vida plena que Jesus conquistou por você na cruz.