Você sabe o que Provérbios 15:13 diz? Confira abaixo:
“A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito.”
Esse texto pode ser lido em diferentes versões, mas todas trazem a mesma mensagem: um coração alegre nos torna mais bonitos. Em outras palavras, podemos dizer que a alegria do coração não fica presa. Ela transborda e transparece para as outras pessoas.
Hoje, o que te deixa mais contente?
O contentamento pode nascer de diferentes situações como:
- O nascimento de um filho;
- A aprovação no vestibular ou em um concurso público;
- A compra da casa própria;
- Um casamento;
- Uma viagem especial.
Independentemente de qual for a situação, todas carregam uma característica comum em comparação às outras alegrias que nascem de momentos específicos: a sua intensidade depende dos sentimentos.
Se ficamos alegres apenas quando as situações são favoráveis, a inconstância nos acompanhará. Contudo, existe uma alegria que não acaba. Ela não nasce das circunstâncias, mas nos segue o tempo todo. Ela é resultado da Palavra de Deus habitando em nossos corações.
“Que a mensagem a respeito de Cristo, em toda a sua riqueza, preencha a vida de vocês. Ensinem e aconselhem uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido.” (Colossenses 3:16)
Como encher seu coração da alegria do Senhor?
Embora a verdadeira alegria não seja um sentimento e não dependa de circunstâncias, ela não é fruto do acaso. Para que ela brilhe em nós, precisamos nos certificar que nosso coração está bem firmado na Palavra.
Um coração alegre é um coração que confia em Deus. Ele não depende de condições favoráveis para estar contente. Paulo aprendeu essa lição e, mesmo preso, escreveu uma carta animadora aos Filipenses. Nela, ele escreveu o seguinte:
“Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:12-13)
A Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Salmos 119:105). Ela nos conduz em meio às adversidades e nos mostra o caminho que o Senhor tem para nós. Não trilhamos essa jornada sozinhos, mas com o Espírito Santo, o nosso ajudador. Isso é motivo de grande alegria.
Como fortalecer a fé nos ajuda a ter um coração alegre?
Uma fé fortalecida nos dá um coração alegre porque nos ajuda a olhar as situações de acordo com as lentes do Senhor. Então:
- Mesmo quando estamos diante de um diagnóstico desfavorável, podemos nos alegrar porque a Palavra fala que somos curados (Isaías 53:4-5);
- Mesmo que a conta bancária esteja negativa, podemos nos alegrar porque a Palavra garante que, em Cristo, somos amplamente supridos.
Independentemente das circunstâncias, a Palavra de Deus não muda. O que ela diz é o que vale. Portanto, fortaleça seu coração nessa Verdade e veja a alegria do Senhor inundar seu coração.
Uma fé fortalecida envolve intimidade com a Bíblia. Esse processo envolve algumas atitudes. A seguir, vamos enfatizar três.
1. Descubra o que a Palavra de Deus fala sobre a situação que você está enfrentando
A Bíblia está repleta de promessas poderosas de Deus para sua vida e identificá-las é o primeiro passo para fortalecer a sua fé. Além de apresentar a vontade de Deus, elas são poderosas para transformar a maneira como você está enxergando os desafios.
2. Medite naquilo que Deus fala sobre a situação que você está vivendo
Depois de conhecer as promessas de Deus para sua vida, é hora de meditar nelas. Isso significa pensar sobre elas várias e várias vezes. Esse processo nos ajuda a reforçar, na mente e no coração, a Verdade que precisa prevalecer diante dos problemas.
3. Declare o que Deus fala sobre a situação que você está enfrentando
A fé bíblica não se baseia no que os olhos naturais enxergam, mas na crença do coração. Logo, declarar o que a Palavra diz não é mentir, é escolher enxergar o desafio pelas lentes de Deus. Isso é colocar a fé em ação.
O coração alegre nos fortalece diante das batalhas
“A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes.” (Neemias 8:10)
Você já reparou que uma das primeiras coisas que a tristeza rouba é a nossa disposição? Quando permitimos que ela se instale em nosso coração, as chances de acordarmos sem querer levantar da cama são grandes.
Por outro lado, quando carregamos a alegria de Cristo, somos fortalecidos diante dos desafios e motivados a levantar todos os dias, certos de que Deus é fiel para cumprir cada uma de Suas promessas.
Essa certeza mexe positivamente com nossos sentimentos e nos ajuda a buscar em Deus a força para vencer os desafios.
Além de nos fortalecer, um coração alegre nos dá paz. A alegria e a paz são elementos do fruto do Espírito e não conseguem andar separadas.
A verdadeira alegria está em Jesus Cristo
De acordo com a Bíblia, a alegria não é uma emoção. Ela é parte do caráter que Deus nos deu através do seu Espírito Santo. Logo, não depende de momentos favoráveis para existir.
“Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.” (Gálatas 5:22-23)
Quando Jesus venceu na cruz, Ele conquistou para cada um de nós uma vida plena, abençoada, rica da presença de Deus e de sua manifestação. Além disso, Ele nos fez conhecer a maior prova de amor de todos os tempos: um justo se entregar voluntariamente por pecadores.
Quando aceitamos esse amor e conhecemos os benefícios envolvidos em se tornar um filho de Deus, somos inundados pela verdadeira alegria.
Um coração que se alegra na Palavra transmite beleza porque sabe em quem confia e quem está no controle do universo e das nossas vidas. Por isso, nosso convite para você, hoje, é: fortaleça sua fé na Palavra e encontre um coração alegre em meio às tempestades da vida.