Você já viveu uma situação na qual todas as suas expectativas foram frustradas? Como você se sentiu?
Nessas horas, temos a sensação de que o poder da fé se perdeu e a crença do coração foi insuficiente. Porém, mesmo enfrentando tempestades, você pode descansar na confiança de que Deus não saiu do controle e faz todas as coisas cooperarem para o seu bem.
“Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.” (Salmos 139:7-10)
Os problemas que enfrentamos não assustam Deus, mas tem a capacidade de mexer conosco. Contudo, Deus nunca te abandona, ainda que você se sinta sozinho diante de uma circunstância. Ele enxerga além das nossas dores. Por isso, pare de olhar para o sentimento e fortaleça a sua crença no autor da sua fé.
Você foi chamado para viver pela fé
A fé é o estilo de vida da nova criatura. Ela convence o nosso coração de que Deus existe e podemos nos aproximar dEle com confiança. Afinal, nos tornamos filhos de Deus.
Quando escolhemos viver pela fé todos os dias, nosso coração é transformado. Essa mudança marca, pelo menos, três atitudes:
- Trocamos as palavras de reclamação pelas palavras de vida e de confiança na Palavra de Deus.;
- Os sentimentos se tornam menos impactantes e a direção do Espírito Santo é privilegiada;
- Você aprende a perceber a presença de Deus mesmo em meio aos desafios.
Viver pela fé não é uma questão de decorar versículos, mas de se posicionar e de olhar as situações pelas lentes da Palavra. Então, quando as circunstâncias tentarem te acusar de ter uma fé que não funciona, posicione-se no que a Bíblia diz e resista em fé às investidas do inferno. Coloque os seus olhos no que o seu Pai celestial diz sobre você.
Onde está Deus quando as adversidades chegam?
Muitas pessoas se relacionam com o Senhor de uma maneira estranha, atribuindo a Ele a origem do bem e do mal. Ao mesmo tempo que elas creem que Ele é o autor da bênção, colocam na conta do céu a responsabilidade pelo surgimento dos dias maus.
Apesar de encontrarmos essa postura com frequência, a Bíblia ensina que a desgraça e destruição não nascem da vontade de Deus. No entanto, Ele continua conosco mesmo quando esses dias chegam.
Nessas horas, aparecem questionamentos como:
- Se Deus é soberano, por que permitiu que eu perdesse o emprego?
- Por que perdi uma pessoa amada para uma doença terrível?
- Por que Deus permite que exista fome no mundo ou que homens e mulheres sem caráter continuem aqui?
Não importa o tamanho do problema ou da tristeza, Deus permanece onde sempre esteve, soberano sobre todas as coisas, e o poder da fé não é perdido. Se os nossos corações permanecerem firmes no que Deus diz, veremos milagres.
Enfrentar dores não é agradável. É desconfortável e, se pudermos escolher, diremos não para essa fase. Não existe nada errado em desejar isso, mas também precisamos entender que as dores são valiosas para nosso amadurecimento. Assim, aprenderemos a viver os processos desagradáveis com sabedoria e entendimento.
“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1:2-4)
Os dias maus têm um valor enorme para a nossa jornada. Eles forjam nosso caráter e nos preparam para enfrentar desafios ainda maiores.
Como o poder da fé nos ajuda nos dias maus?
1. A fé nos sustenta
“O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 João 5:4)
A fé é a arma mais poderosa que existe. Ela está à nossa disposição e funciona em qualquer circunstância, seja quando tudo vai bem ou quando tudo vai mal.
O poder da fé nos sustenta e mantém acesa a esperança de um futuro abençoado. Contudo, essa verdade só é possível quando a sua crença está pautada no caráter fiel de Deus.
Quando tudo estiver desmoronando, coloque os seus olhos em Cristo. Ele é a garantia da sua vitória.
2. A fé reafirma para nosso coração que o caráter de Deus não muda
O caráter de Deus não muda em função das circunstâncias. Portanto, independente de vermos a manifestação desejada ou não, precisamos ficar com o que a Palavra diz sobre Ele.
Se a vontade de Deus é nos curar, não importa se alguém morreu, Ele continua sendo o Deus que cura.
Se a Bíblia diz que Deus deseja nos abençoar financeiramente, não importa se nossa conta bancária está no vermelho, Ele continua sendo o Deus que provê.
Mesmo em meio ao caos, Deus promete que continua com você. Ele te ama, te guarda, te protege, constrói caminhos onde não existe saída e faz todas as coisas cooperarem para o seu bem.
“E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mateus 28:20)
3. A fé nos faz enxergar as situações pela ótica da Palavra de Deus.
A Bíblia nos mostra quem é Deus e conhecer a vontade dEle para nós. Ela também nos ajuda a entender como Deus pensa e como Ele enxerga as situações que enfrentamos.
Você já tentou olhar seus problemas à luz da Palavra? O que Deus diria a respeito deles?
Para Deus, as adversidades não são um caminho para a derrota, mas uma jornada de amadurecimento e vitória. Nas mãos de Deus, as adversidades se convertem em momentos que fazem a nossa fé crescer.
“Não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.” (Hebreus 10:35)
Deus nunca te abandona. Ele está com você nas tempestades e é poderoso para transformar mal em bem.
O que fazer quando o poder da fé parece fraco?
Nas mãos de Deus, os milagres não dependem do tamanho da sua fé. Ele pode realizar milagres mesmo diante de uma fé que você considera pequena. Em outras palavras, o fato de existir fé no coração de alguém, independente do seu tamanho, já torna a manifestação de milagres possíveis.
“Em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.” (Mateus 17:20)
Cada desafio vencido pela fé colabora para nosso amadurecimento espiritual e nos capacita para enfrentar outros obstáculos e ainda ajudar outras pessoas. Nessa jornada, o Espírito Santo é nosso parceiro. Ele nos conduz e nos direciona.
Jesus venceu na cruz por nós. Ele se entregou em nosso lugar e nos tornou mais que vencedores. Quando fortalecemos nosso coração nessa certeza, o poder da fé se manifesta independentemente do tamanho do desafio.