Deus e nós, as mulheres

Deise Peixoto

Pastora e Fundadora da Academia da Fé

A Bíblia é muito mais que a compilação de genealogias, profecias, leis, histórias… É a história do relacionamento entre Deus e seu povo. 

Ela fala de eventos passados, presentes e futuros. Nela, encontramos, a natureza dos maiores problemas e a origem de nossos piores sofrimentos, mas, muito mais que isso, ela revela um Deus apaixonado por Sua obra prima – Sua criação máxima, feita da mesma espécie que Ele, com Sua própria essência, natureza e Seu caráter.

Ele nos criou; somos o melhor “produto” de Deus, como está escrito em Jó 33:4:

“O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.”

Uau! Falando hoje especificamente da mulher, somos a menina dos Seus olhos, Sua melhor “produção”! Você não se anima ao saber disso?

Agora, vamos analisar brevemente o perfil de várias mulheres citadas na Palavra de Deus que fizeram a diferença para todos nós, e têm muitas coisas a nos ensinar. Veremos seus acertos, erros, legados, suas promessas, sua redenção, seu perdão.

Vamos lá?

Eva: doadora de vida

Seu caráter – Ela veio ao mundo perfeitamente em paz com Deus e com seu marido, o único ser humano do planeta. Ela vivia no paraíso e desfrutava de todos os prazeres imagináveis. Jamais conheceu vergonha, mal entendidos, mágoa, separação, inveja, amargura, sofrimento ou culpa – até dar ouvidos ao inimigo e começar a duvidar de Deus.

Seu sofrimento – Foi banida com seu marido do paraíso, foi retirada da presença de Deus e sofreu a dor de perder um filho assassinado pelo irmão dele.

Sua alegria – Provar o paraíso e receber a promessa de Deus de que seu descendente destruiria, no futuro, aquele inimigo.

Sara: líder ou princesa

Seu caráter – Bela o bastante para ser cobiçada por reis do mundo antigo. Sabia ser obstinada e ciumenta, porém, foi uma esposa leal, correta e não se amedrontou.

Seu sofrimento – A maior parte da sua vida não teve filhos.

Sua alegria – Pôde dar à luz na sua velhice a Isaque, o filho da promessa.  

Agar: fugitiva ou imigrante

Seu caráter – Estrangeira e escrava, deixou que o orgulho a vencesse quando se tornou mulher de Abraão. Uma mulher solitária, com poucos recursos, sofreu impiedosa punição por causa do seu erro. Obedeceu à voz de Deus no momento em que a ouviu e recebeu a promessa de que seu filho se tornaria pai de uma grande nação – Ismael.

Seu sofrimento – Ter sido tirada da sua terra natal, a fim de tornar-se escrava em uma nação estrangeira, onde foi maltratada por muitos anos.

Sua alegria – Saber que Deus se importava com ela, que Ele a viu em seu sofrimento no deserto e ouviu o seu clamou, ajudando-a quando mais precisou.

A mulher samaritana

Seu caráter – Desprezada pelos judeus por ser samaritana e desdenhada por suas muitas ligações, ela não teria sido a primeira escolha da maioria das pessoas para ser canal do avanço do Evangelho numa região onde ainda não havia sido pregado.

Seu sofrimento -Ter vivido de modo a ser rechaçada e marginalizada pela sociedade.

Sua alegria – Ter a experiência de ver Jesus tão de perto, quebrando as barreiras de cultura, raça e religião a fim de revelar-se a ela.

Maria, mãe de Jesus

Seu caráter – Era uma virgem, de família pobre, que morava em um povoado obscuro da Galileia. Sua reação a Gabriel revela que era uma jovem de fé e de humildade singulares. Sua aceitação absoluta do plano de Deus para sua vida envolveu grande risco e sofrimento pessoal. Ela deve ter passado por períodos de confusão, de medo e de trevas no desenrolar dos eventos de sua vida. Ela é honrada não só por ser a mãe de Jesus, mas também como sua primeira discípula. 

Seu sofrimento – Ver o filho que amava envergonhado e torturado, deixado para morrer como o pior dos criminosos.

Sua alegria – Ver seu Filho ressuscitado e se tornar o Salvador da humanidade, ter recebido o Espírito Santo junto com os outros discípulos de Cristo.

Que tal, agora, orar inspirada na histórias destas mulheres? 

Oração de Eva: Quando eu estiver numa fase difícil, prostrada e arrasada, não vou me esquecer que és um Deus de amor, de graça e misericórdia, e que os Seus propósitos serão cumpridos plenamente em minha vida, apesar dos meus vacilos e erros….

Oração da Sara: Pai, apesar das minhas fraquezas, esperas e dúvidas, tu és o Deus que me dá e dará motivos de “risos”. A alegria do Senhor é a minha força, e eu tenho o fruto da alegria.

Oração da Agar: Como Agar, quero ter uma revelação pessoal de ti e, quando passar por solidão, tristeza, sofrimentos e sensação de abandono, saberei que tu és o Deus que me vê. Seu amor, sua proteção e provisão estão disponíveis para mim hoje e amanhã, como esteve com Agar.

Oração da Mulher Samaritana: Assim como tu sabias tudo sobre a mulher samaritana, tu sabes tudo sobre mim, até aquelas coisas que procuro esconder de mim mesma. Sei que, embora me vendo como sou, tu continuas me amando e esperando que eu me torne uma nova pessoa, com uma perspectiva nova e um futuro promissor.

Oração da Maria: Faça de mim uma mulher humilde e obediente como Maria, que revela Jesus ao mundo ao expressar Sua semelhança, Seu caráter, Seu poder, Seu perdão e sua graça. Que eu possa dizer como ela: “Aqui está a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a tua Palavra”.

Para terminar…

Você pode não ter o seu nome citado na Bíblia, mas Deus também quer usar a sua vida para abençoar outras pessoas. Tudo depende da sua resposta ao que Ele te propõe. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *