Jesus, o verdadeiro Natal

Quando você pensa em Natal, o que vem à sua mente? Árvore? Papai Noel? Ceia natalina?

Não é errado pensar nisso, mas você conhece o significado do verdadeiro Natal?

Para muitos, Natal é tempo de confraternizar, perdoar e reconciliar. É hora de deixar as brigas de lado e valorizar o espírito da união e do amor. Isso é muito bonito e até se parece com os princípios do Natal bíblico. A diferença é que, à luz da Palavra, todas essas características se concentram em uma pessoa: Jesus.

“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6)

Jesus é o cumprimento da promessa de salvação que Deus tinha feito muitos anos antes. Ele é a maior prova de amor de todos os tempos, o maior presente que poderíamos ganhar.

Hoje, eu quero te fazer um convite.

Continue a ler e conheça o verdadeiro significado do Natal. Depois, compartilhe sobre o amor de Jesus com quem você ama.

O verdadeiro Natal é uma pessoa

Árvores, papai Noel e decoração natalina são lindas, mas não conseguem expressar a grandiosidade do Natal. Nessa data, celebramos o nascimento de Jesus e essa comemoração existe porque Deus cumpriu sua promessa de salvação.

Jesus veio ao mundo como um bebê. A história dele é sobrenatural desde a sua concepção. Maria, uma virgem, ficou grávida pelo poder do Espírito Santo (Lucas 1:35). José aceitou receber Maria como sua esposa após escolher obedecer às palavras do anjo que lhe apareceu em sonho (Mateus 1:18-25).

O nascimento do salvador foi anunciado a pastores e reis magos por um coral de anjos e uma estrela (Lucas 2). Eles e uma geração inteira aguardavam com ansiedade a chegada do Messias, aquele que aniquilaria o pecado e reconciliaria o homem com Deus.

A vinda de Jesus, o verdadeiro salvador da humanidade, marcou o início de um novo capítulo na história humana. A partir daquele momento, o sacrifício definitivo aconteceria e o sangue de cordeiros não seria mais necessário para o perdão dos pecados.

“Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas. Dia após dia, todo sacerdote apresenta-se e exerce os seus deveres religiosos; repetidamente oferece os mesmos sacrifícios, que nunca podem remover os pecados. Mas quando este sacerdote (Jesus) acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.” (Hebreus 10:10-12)

Jesus, com sua própria vida, foi o sacrifício perfeito. Ele se entregou para que eu e você pudéssemos experimentar uma vida abençoada aqui na Terra. Ele trouxe salvação, justificação e resolveu o problema do pecado de uma vez por todas. Jesus é o maior presente que Deus poderia ter nos dado.

Jesus é o maior presente de todos os tempos

Ganhar um presente é receber algo que não trabalhamos para comprar ou merecemos. Isso é desfrutar de um benefício que recebemos sem merecer.

Jesus é um presente de Deus para nós. Ele nos salvou quando não tínhamos nenhum direito à justificação ou à salvação.

“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.” (Efésios 2:4-5)

Jesus é a graça de Deus em pessoa. Sua chegada foi um grande acontecimento para os que acompanharam porque essas pessoas conheciam o poder que viria com Ele. Essa noite foi tão especial que até hoje nos reunimos para lembrar dela.

A vida de Jesus nos garante mais do que a salvação, ela nos transforma e nos dá direito a receber e desfrutar de cada uma das bençãos que Deus prometeu em sua Palavra.

O maior presente que Jesus nos deu foi a sua própria vida.

Jesus veio inaugurar um tempo de reconciliação

A vinda de Jesus foi esperada por muitas gerações antes de acontecer de fato. Podemos encontrar menções ao Messias em diversos trechos do Velho Testamento como Salmos e Isaías.

Na noite de Natal, houve grande celebração nos céus e na Terra. Nesse momento, Deus estava nos mostrando que o maior milagre de todos os tempos estava se aproximando.

A chegada do salvador é um evento tão incrível que não precisamos conhecer a data exata do calendário para comemorar. Nós podemos escolher celebrar a vida de Jesus todos os dias.

A caminhada de Jesus aqui na Terra foi marcada pela manifestação do caráter e do amor de Deus pelo ser humano. Durante os anos que Ele viveu como homem, Deus andou entre nós e deixou claro que é um Pai amoroso, perdoador e que anseia por se relacionar com seus filhos.

Para entender o tamanho do amor de Deus por nós, basta olhar para o tamanho do sacrifício de Jesus por nós. O nascimento do Messias foi o primeiro evento dessa jornada.

Com Jesus, todo dia é Natal

Jesus é o maior presente e a maior prova de amor de todos os tempos. Ele não chegou numa noite de 25 de dezembro, isso não é o mais importante. Você só precisa pensar é que Ele veio e se entregou por amor a nós.

Por isso, o que menos importa é discutir se Jesus nasceu ou não em dezembro. O valor dessa data não está no dia, mas no impacto que a vinda do messias teve em toda a humanidade.

O verdadeiro Natal é a celebração do nascimento de Jesus. Só Ele podia vencer o pecado em nosso lugar e nos presentear com a vida eterna. Para isso acontecer, foi necessário que Ele pagasse um preço de sangue.

Comemorar o verdadeiro Natal, Jesus, é se alegrar porque Deus cumpriu sua promessa de salvação. Ele deu ao homem a chance de voltar a se relacionar com o seu criador. Por consequência, podemos desfrutar de cada uma das bençãos preparadas para nós antes da fundação do mundo.

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.” (João 1:12-13)

Este é o significado verdadeiro do Natal: o nascimento do salvador.

Celebre a chegada dEle porque Jesus é o maior presente de todos os tempos para você, sua família, seus amigos e até para aqueles que você acredita que não merecem. Jesus nasceu para nos dar “vida em abundância” (João 10:10).

Assim como a salvação em Jesus é o maior presente que você pode receber, esse também é o maior presente que você pode dar.  

Então, para desejar um “Feliz Natal!” a quem você ama, compartilhe este texto e mostre a essa pessoa quem é o maior presente de todos os tempos.

Feliz Natal! Que a vida de Jesus reine abundantemente em você e na sua casa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *