Romanos 8:28 te garante: se você ama a Deus, todas as coisas cooperam para o seu bem

O que você sente quando, no meio de um grande problema, alguém te diz que “vai passar”?

Se você já sofreu uma grande perda, já enfrentou um diagnóstico desanimador ou momentos em que parecia não haver solução, não deve ter gostado de ouvir que os dias maus iriam passar. Contudo, uma coisa é certa: eles passam.

Deus não te fez para viver no desespero ou na desesperança. Você foi criado para viver debaixo da bênção do seu Criador e experimentar uma vida marcada pela presença do seu Pai.

O pecado de Adão abriu espaço para sentimentos e situações que não estavam alinhadas com a vontade de Deus para nós. A dor e a frustração são exemplos desse tipo de emoção.

Se esse fato parece desanimador para você, temos uma notícia que pode mudar a maneira como você enxerga as dificuldades: o seu Pai transforma todo mal em bem. Ele não sai do controle e trabalha a seu favor, não importa a situação.

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8:28)

É muito difícil encontrar alguém feliz no meio do problema. A perda de um emprego, a morte de uma pessoa amada, um divórcio e problemas financeiros conseguem abalar nossos sentimentos. Essas situações também trazem a sensação de que tudo está perdido.

Quando os dias maus chegarem, você precisa se lembrar de três coisas:

  1. Você é um filho amado e favorecido;
  2. Deus não saiu do controle da sua vida;
  3. Você não está sozinho.

Jamais se esqueça: Deus não te abandonou

O texto de Romanos 8 deixa claro que não existe nada que te afaste do amor de Deus. Portanto, não importa o que aconteça, a graça, o amor e o favor de Deus estão sempre ao seu alcance.

Jesus viveu pouco mais de três décadas aqui na terra. Ele ensinou, curou e mostrou o caminho para quem andava com Ele. No entanto, quando voltou para o céu, deixou um representante divino que moraria em nós: o Espírito Santo.

Hoje, o papel do Espírito Santo é nos ajudar a viver as promessas de Deus para nós. A voz dEle nos dá esperança, consola e não nos deixa ignorar que Deus nunca nos deixa sozinhos.

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.” (Salmos 139:7-10)

Não existe temporada ruim que tire Deus do controle da sua vida

Muitas vezes, os dias maus trazem a sensação de que estamos sozinhos e fomos esquecidos por Deus. Porém, isso é apenas um sinal de que as emoções estão falando mais alto. Quando você escolhe viver pela fé, descobre outra coisa: com Deus, não ficamos sozinhos jamais.

Deus é fiel. Ele conhece cada uma de Suas promessas para a sua vida e não se esquece delas.

Você é protegido e guardado pelo seu Pai de amor. Ele está com você em todas as situações que aparecerem.

Deus estava no fogo com Sadraque, Mesaque e Abedenego

Sadraque, Mesaque e Abedenego eram três israelitas que foram levados para a Babilônia (Daniel 3). No entanto, apesar de estarem em uma nação que não adorava o mesmo Deus que eles, esses três rapazes decidiram manter firme a sua crença e não adoraram a estátua levantada pelo Rei Nabucodonosor, o que o deixou muito furioso. Por isso, eles foram lançados em uma fornalha muito quente.

A postura de fé dos três rapazes foi honrada e Deus os protegeu. Da mesma forma, o seu Pai te guarda e te protege por onde você for. A fidelidade dEle não tem prazo de validade ou limitações.

Deus estava na cova com Daniel

Daniel também foi levado cativo para a Babilônia. Da mesma forma que seus amigos, Ele se viu diante de um problemão por causa da sua fé (Daniel 6), mas não abandonou o seu Deus.

Daniel decidiu não obedecer a uma ordem do rei da Babilônia e, como castigo, foi parar em uma cova com leões famintos. No entanto, Deus o protegeu, fechou a boca dos leões e o nome dEle, mais uma vez, foi honrado em uma terra estrangeira.

Deus estava no mar com Paulo

Quando Paulo estava a caminho de Roma (Atos 27), o navio onde estava naufragou por causa de uma tempestade. Porém, antes de afundar, o barco enfrentou dias turbulentos, nos quais as tempestades eram tão fortes que não era possível ver a luz do sol.

Apesar da tempestade, Deus estava com Paulo. Ele tinha um objetivo a cumprir e, mesmo após o navio se perder, ninguém que estava com Paulo naquele barco morreu.

Você é um filho amado, cuidado e protegido por Deus

Quando enfrentamos situações difíceis como perdas e diagnósticos assustadores, é comum acharmos que não existe solução para o que estamos passando. No entanto, o seu Deus é especialista em trazer soluções. Se Ele disse que vai cumprir alguma coisa em sua vida, Ele vai.

Em Mateus 14, lemos a história de Pedro andando sobre as águas. Esse fato é um dos que mais chama a atenção, mas, muitas vezes, não atentamos para um pequeno detalhe: antes da tempestade chegar, Jesus falou para os discípulos passarem para a outra margem.

Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão.” (Mateus 14:22)

Jesus deu uma ordem aos Seus discípulos e, no meio do caminho, uma tempestade se levantou e o medo bateu no coração daqueles homens. A tempestade não veio para impedir a chegada dos discípulos à outra margem. Da mesma forma, nenhum problema tem a capacidade de te tirar da jornada com Deus.

Quando enfrentamos situações que nos levam ao limite e colocamos a fé em ação, abrimos espaço para Deus agir de maneira sobrenatural. Nessa jornada, além de experimentar milagres, a fé sai fortalecida e nosso caráter se torna mais parecido com o de Deus.

Nas mãos de Deus, qualquer situação ruim coopera para o seu bem. Por isso, mantenha-se firme na Palavra e veja o que Deus pode fazer em você e através de você.

A fé é a vitória que vence o mundo (1 João 5:4). Ela envolve quatro passos básicos: crer, confiar, depender e obedecer. Contudo, para colocá-los em ação, é necessário ter uma mente renovada na Palavra. Adquira o e-book “O poder da mente renovada pela Palavra de Deus” e saiba mais sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *