Lucas 5: a manifestação abundante da bênção de Deus é para você

“Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. (Lucas 5:4-5)

Como você descreveria a sua vida até o dia de hoje em uma palavra?

Independentemente da sua resposta, preciso te falar uma coisa: esse tempo acabou.  Cada acontecimento ficou no passado. As dores e as alegrias, as perdas e os ganhos, as conquistas e as frustrações, tudo virou parte da sua história e das suas memórias. É hora de fechar esse capítulo e olhar para frente.

O seu Deus é um Pai amoroso. Ele tem compromisso com Seus filhos e cuida de cada uma das suas necessidades. Além disso, Ele conhece os seus sonhos e se alegra em realizá-los. Como um filho amado de Deus, você tem direito a desfrutar desse cuidado abundante.

Deus nunca mudou ou mudará a Sua vontade de abençoar o homem. Por isso, andar debaixo da direção dEle é viver uma vida marcada por bênçãos sem medida.

Ele tem milagres para realizar na sua vida e está pronto para se fazer presente em cada situação que você enfrenta. Porém, para experimentar a manifestação abundante do Senhor, você precisa cooperar com Ele.

Os milagres de Deus dependem da cooperação do ser humano

Uma das características da caminhada com Deus são os milagres.

A vida de Jesus foi um milagre do Seu nascimento à Sua ressurreição. Da mesma forma, a jornada daqueles que o cercavam foi marcada por diversas manifestações do poder sobrenatural de Deus.

Lucas 5 conta sobre um desses dias em que Deus operou com poder abundante na vida de um discípulo de Jesus com uma pesca maravilhosa. A partir da narrativa, podemos perceber que milagres não são acontecimentos isolados, mas são resultado de um coração que escolhe crer na Palavra, ou seja, andam lado a lado com a fé.

No texto citado, duas coisas chamam a atenção:

1. Jesus entrou no barco da vida de Pedro (Lucas 5:3)

Jesus entrou no barco de Simão Pedro, o que quer dizer que Ele entrou na vida daquele pescador.

O primeiro passo para viver a manifestação abundante de Deus na sua vida é convidá-lo para ser Senhor da sua vida.

Há poucas semanas, comemoramos o Natal. Nessa data, celebramos o nascimento do Salvador, daquele que era a graça de Deus em forma humana. Por causa de Jesus, você pode se tornar um filho de Deus e desfrutar de tudo o que Ele preparou para você.

Quando Jesus entra em nossa vida, Ele transforma nossa história e nos dá a chance de viver uma vida marcada pela manifestação abundante do Senhor.

2. Simão escolheu obedecer à direção de Jesus (Lucas 5:4)

Depois de entrar no barco de Pedro, Jesus deu uma ordem: lançar novamente as redes ao mar.

Pedro tinha trabalhado a noite inteira e não tinha pescado nada. Contudo, ele escolheu obedecer ao que Jesus lhe falou.

Simão não se prendeu ao fato de Jesus não ser um pescador experiente. Ele não se importou com o currículo profissional do mestre. Ele obedeceu com base na certeza que o seu homem interior estava falando.

Nossas atitudes são sementes

Deus trabalha com a obediência do homem. Essa é a maneira de “viver pela fé” (Hebreus 10:38).

A Bíblia mostra que a fé é resultado de ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17). No entanto, ela só traz resultados efetivos quando é colocada em ação. Para isso, obedecer à Palavra de Deus é uma atitude essencial.

A postura de Simão abriu espaço para Jesus trazer um resultado sobrenatural e abundante. Porém, mais do que ser abençoado, Simão foi um abençoador. Ele permitiu que Jesus entrasse em seu barco para falar à multidão e ainda chamou seus companheiros para desfrutarem do milagre com ele (Lucas 5:7).

Além de abrir espaço para Jesus em nossa vida, para viver uma vida abundante, precisamos ter ouvidos sensíveis à voz do Espírito Santo e reconhecer a direção dEle para cada situação que enfrentamos.

Não precisamos nos desesperar diante dos desafios porque Deus sempre traz a provisão que precisamos para vencer. Com Cristo, você nunca é conduzido às cegas.

Por trás de toda direção de Deus, existe um milagre esperando.

Quando escolhemos obedecer ao que Deus nos fala, nos colocamos na posição correta para viver a bênção do Senhor em nossa vida.

Quantas bênçãos você e sua família receberam até hoje?

Cada uma delas é motivo de celebração. Contudo, mais do que isso, elas são prova de que Deus é poderoso para fazer “infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20-21).

Deus está pronto para se manifestar de forma abundante na sua vida

Deus é Deus de abundância e o Seu caráter abençoador nunca muda.

“A bênção do Senhor traz prosperidade e nenhum esforço pode substitui-la.” (Provérbios 10:22)

No Reino de Deus, riqueza tem relação direta com crescimento e progresso. Além disso, a prosperidade é um crescimento acumulativo em todas as áreas da vida do ser humano. A bênção de Deus não é desproporcional. Ela traz crescimento equilibrado e não gera prejuízo.

O plano de Deus para a vida dos Seus filhos é sempre de avanço e conquista. Para vivê-lo, contudo, é preciso manter firme a crença baseada na Palavra e na certeza do caráter do seu Pai.

Deus é grande. Ele é um Deus de realizações e está com você em todos os momentos. Ele tem prazer em realizar os seus sonhos e te dar o fim que você deseja (Jeremias 29:11) porque os sonhos do seu coração nascem em Deus.

Pedro experimentou a manifestação abundante de Jesus em sua vida e você também pode. Por isso, escolha manter sua crença firme hoje, amanhã e depois. O seu Pai é fiel e recompensa o seu posicionamento de fé.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *