Metanoia: o segredo para experimentar o melhor de Deus 

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2) 

No contexto bíblico, a metanoia é uma palavra que se refere à transformação da mentalidade que prevalece na vida de uma pessoa. Nossa caminhada com Deus depende dessa renovação porque só podemos caminhar com Ele se pensarmos como Ele pensa. 

Deus é um Pai amoroso, nos ama de forma incondicional e quer nos ver desfrutando do melhor desta terra. Essa conquista, porém, envolve a adoção de um estilo de pensar que vai na contramão daqueles que são pregados pelo mundo. 

Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra.” (Isaías 1:19) 

Uma das leis mais essenciais do reino de Deus é a da semeadura. Em resumo, ela diz que vamos colher o que plantarmos. Por isso, da mesma forma que não podemos colher laranjas a partir de sementes de pêssego, só podemos viver os sonhos de Deus para nós se nosso estilo de vida estiver em linha com a Palavra dEle. 

Nós sempre vamos colher o que semeamos. Portanto, a realidade das nossas vidas hoje é consequência das decisões tomadas ao longo da jornada. A boa notícia é: se você não está satisfeito com o que vive hoje, pode escolher tomar atitudes diferentes. Quanto antes você começar a agir com base na Palavra, mais cedo desfrutará da “boa, agradável e perfeita” vontade de Deus.  

O Senhor quer nos conduzir por um caminho de vida marcado pela manifestação do Seu amor e da Sua bondade. Por isso, precisamos aprender como nos relacionar com o Senhor e descobrir o que Ele pensa a respeito de cada situação que enfrentamos. 

  • O que a Bíblia fala sobre perdão? 
  • O que a Bíblia fala sobre a relação entre marido e mulher? 
  • Quais são os princípios que, à luz da Palavra, nos fazem progredir? 
  • Que tipo de comportamento nos destrói e prejudica as pessoas ao nosso redor? 
  • O que a Bíblia fala sobre educação de filhos? 

A Palavra de Deus está recheada de conselhos e direções para cada área da vida do homem. Portanto, só existe um caminho para experimentar uma vida próspera: conhecer os princípios e valores do reino e colocá-los em prática. Quando priorizamos a Palavra, somos transformados de dentro para fora.  

A Palavra de Deus é a nossa segurança 

Quem é a pessoa em quem você tem mais confiança? Quando ela te diz que vai fazer algo, você duvida ou desconfia? 

Quando temos intimidade e confiança na palavra de alguém, descansamos na certeza de que essa pessoa vai fazer o que disse que faria. Da mesma forma, Deus é fiel à Sua Palavra. Por isso, podemos descansar na certeza de quem Ele é e de que vai cumprir o que prometeu.   

1 João 5:4 diz que “o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. No entanto, a fé que vence não está baseada no que os olhos conseguem ver, mas na crença do homem interior, do nosso coração. 

Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele.” (Deuteronômio 30:19,20) 

Jesus nos resgatou da maldição do pecado para nos conduzir a uma vida abundante e fundamentada na Palavra. Quando o aceitamos como Salvador, temos a oportunidade de mudar a rota do nosso destino. A metanoia entra em cena nesse momento para nos levar à conquista do que Deus já preparou para nós.  

Deus é fiel à Sua Palavra. Ele não muda e Seu caráter não pode ser influenciado pelas circunstâncias adversas. Essa parte da personalidade do nosso Pai celestial é a garantia de que não seremos frustrados ao decidirmos viver com base na mentalidade dEle. 

Só podemos experimentar a “boa, agradável e perfeita” vontade do Pai se nossas atitudes forem coerentes com a Sua Palavra. Isso começa com uma mentalidade que concorda com os padrões celestiais. 

A renovação da mente na Verdade (metanoia) é o que garante a nossa liberdade 

Não existe liberdade fora da Palavra de Deus. Da mesma forma, não há vida abundante quando os princípios do Reino não são prioridade em nossa maneira de pensar. É por isso que precisamos cuidar do tipo de pensamento que ocupa nossa cabeça. 

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” (Gálatas 5:1) 

A obra da cruz foi completa. Jesus pagou um alto preço por nossa liberdade. Ele nos resgatou da condenação eterna para desfrutarmos dela o tempo todo. Para que isso se concretize, no entanto, existe uma parcela de responsabilidade do ser humano. Quem decide a mentalidade que vai prevalecer somos nós.  

Deus deseja que sejamos governados pelos pensamentos do céu porque não existe outro caminho para desfrutarmos das bênçãos conquistadas por Jesus para nós. 

O pensamento de Deus é vida, é construção 

Toda decisão que tomamos é reflexo da mentalidade que governa nossa vida. O tipo de pensamento que vai prevalecer é uma escolha nossa. Portanto, se o inferno nos convence que o jeito de pensar dele é certo, estamos perdidos.  

Deus te fez para ser bem sucedido em tudo o que você fizer. Ele tem pensamentos de paz a seu respeito. Contudo, não é possível experimentar essa realidade sem antes renovar nossa mente na Palavra (metanoia).  

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:9) 

A jornada com Deus é uma caminhada de construção baseada em uma mentalidade pautada na Palavra. Esse processo é resultado da renovação da mente na Palavra porque não nascemos com a mentalidade do reino instalada em nós. Por isso, precisamos investir tempo para conhecer o caráter e a vontade de Deus. 

Ter uma rotina de devocional é o fundamental para conhecer o Senhor cada dia mais. Algumas dicas para incluir esse hábito no seu cotidiano são: 

1. Marque um horário na agenda da mesma forma que você marca uma consulta médica;

2. Escolha um ambiente calmo e tranquilo para realizar o seu devocional;

3. Tire de perto todas as coisas que podem desviar sua atenção. 

Reservar um período do dia para conhecer mais de Deus é uma decisão que gera  resultados de vida porque alinha nossa mentalidade ao estilo de pensar do céu.   

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

2 thoughts on “Metanoia: o segredo para experimentar o melhor de Deus 

  1. Quanta reflexão devo tirar desse texto. Muito obrigada! Chegou na hora certa, na hora que busco a minha Verdade, eu não sabia corretamente o que era metanóia, e muito menos que eu me desviava da verdadeira finalidade. Acredito, que essa real finalidade que vim exercer na terra me será revelada ao tempo de Deus para que eu possa viver em plenitude. Cabe a mim e somente a mim, buscá-la. Gratidão!

  2. Adorei tudo que acabei de ler, e irei seguir estas dicas e assim renovar meu modo de ser no tocante aos ensinamentos de Deus, para acima de tudo, viver em paz comigo mesmo. Sair desse mundo de mentiras e ilusão. Não tem sentido algum, alimentar algo em que eu tenha certeza de que não é para o meu bem viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *