Por que começar a evangelizar crianças hoje?

Quem é a criança que você mais ama na vida?

Crianças são lindas, cheias de energia, alegres e impactam o ambiente ao seu redor. No entanto, existe uma verdade sobre elas que não é muito agradável: elas crescerão e não têm garantia de salvação, não importa o quanto as amamos.

Os pequenos não são o futuro. Eles fazem parte da Igreja de hoje. Eles enfrentam desafios importantes agora e precisam aprender o poder que existe na Palavra de Deus. Em outras palavras, evangelizar crianças é uma tarefa para agora.

Desde o pecado de Adão, cada pessoa que vem ao mundo nasce com um vazio que só pode ser preenchido por Jesus. Por isso, ela precisa convidá-lo para ser o Salvador da sua vida. Isso pode acontecer em qualquer idade.

As crianças que você ama precisam de Jesus e você pode ser um instrumento de Deus na vida delas.

O que significa evangelizar crianças? 

Toda criança precisa comer, se vestir e ter uma casa para morar. Elas também precisam de ajuda para desenvolver emoções estáveis e de segurança. Além disso, aprender os valores do Reino de Deus é essencial para experimentar uma vida plena aqui na terra.

Crianças fazem parte do Reino dos céus e precisamos mostrar isso para elas com urgência.

Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

“Ensinar a criança no caminho” não é falar o que ela deve fazer ou não. É pegá-la pela mão e caminhar junto com ela, mostrando o caráter de Jesus através do seu exemplo.

Quando você ensina a criança no caminho, aproveita cada oportunidade para falar sobre a Palavra. Cada situação, por mais boba que pareça, se transforma em uma oportunidade de semear a Palavra. Nessa jornada, a criança aprende com você. Por exemplo:

  • Se ela mentiu, você aproveita para compartilhar o que a Bíblia fala sobre mentira.
  • Se ela está triste, você mostra como Deus pode transformar tristeza em alegria porque “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28).
  • Quando a criança fracassa, você ensina que ela pode todas as coisas em Deus porque Ele nos fortalece.

Quando você ensina uma criança no caminho, cada situação é uma oportunidade de reforçar quem Deus é na vida dela.

Dois motivos para começar a evangelizar crianças hoje 

Mas será que, evangelizar hoje é uma urgência mesmo ou é preciso que a criança esteja mais madura para compreender?

O tempo é hoje, e você vai entender por quê.

1. O Espírito das crianças está pronto para ouvir a Palavra de Deus 

O corpo espiritual não é como o corpo físico. Ele já nasce pronto para aprender sobre Deus. Por isso, você pode começar a pregar para uma criança quando ela ainda é pequena.

Existe um espaço na alma do ser humano que só pode ser preenchido por Deus. Quanto mais cedo as crianças começam a aprender sobre o amor dEle por elas, mais chances têm de acabar com esse vazio rapidamente.

2. A infância é a melhor época para aprender sobre fé 

“Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas.” (Mateus 10:14)

Crianças têm facilidade em acreditar no que não podem ver. Por que não aproveitar essa característica da infância a favor do Reino de Deus?

Se as crianças creem e confiam com mais facilidade do que os adultos, podemos aproveitar para ensiná-las sobre o poder da fé e sobre o grandioso amor de Deus por elas.

De quem é a responsabilidade de evangelizar os filhos? 

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.” (Deuteronômio 6:5-9)

É papel do pai e da mãe ensinar a Palavra de Deus aos seus filhos. Porém, isso não significa que outras pessoas não podem fazer parte dessa jornada se os pais ainda não entendem isso ou não estão presentes na vida dos filhos.

Avós, tios, professores do Ministério Infantil e outras pessoas importantes para os pequenos também são importantes na construção da vida espiritual das crianças.

Se você não ensinou sobre Jesus aos seus filhos até agora, alguma razão existiu. Talvez, você tenha se convertido mais tarde. Você também pode ter entendido a importância de semear a Palavra na vida das crianças depois que as suas cresceram.

Passado é passado. Agora, é focar no futuro, e começar a fazer o que é necessário.

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14)

O primeiro passo você já deu: entender que é o seu papel ensinar sobre Deus aos seus filhos. Agora, vamos te ajudar a descobrir como colocar sua decisão em prática a partir de hoje.

Três atitudes para ensinar a Palavra aos pequenos 

Queremos ajudar você! Veja como você pode conduzir seus filhos a Cristo através de três atitudes:

1. Faça devocionais com eles 

Separar um tempo para o devocional é fundamental para uma vida espiritual saudável. Nesses momentos com Deus, você aprende a conhecer melhor o seu Pai através da Palavra e fortalece sua relação com Ele por meio da oração.

Dica prática: reserve 30 minutos na semana para fazer um devocional com a sua criança. Escolha um texto bíblico, uma música e uma atividade divertida para fazer no final.

2. Leve-os à igreja 

Ser parte da igreja é essencial para quem deseja ver seus filhos adolescentes servindo ao Senhor.

Dicas práticas:

  • Comece a criar expectativa para o culto de domingo ainda no sábado à noite;
  • Incentive a criança a separar a roupa dela com antecedência;
  • Convide-a também a orar pelas pessoas que estarão nos cultos e para que o seu coração esteja pronto para receber aquilo que o Espírito Santo quer falar com ela.

 

3. Assine o devocional da AKD Kids e leia com seus filhos 

A AKD Kids é o nosso Ministério Infantil. Aqui, a Palavra de Deus é ministrada numa linguagem própria para cada idade.

Os devocionais são um recurso extra para ajudar os pais a ministrarem sobre a vida dos seus filhos.

Dica prática: Clique aqui, assine agora o devocional da AKD Kids e separe um tempo por semana para conversar com seus filhos sobre o tema de cada um.

Essas três ferramentas são úteis para quem quer evangelizar crianças. Contudo, existe um recurso mais impactante do que qualquer um dos que foi citado: o seu exemplo.

Se a sua vida refletir o amor de Deus, você evangelizará crianças de forma impactante.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.