Prosperidade: o que a Bíblia ensina sobre o assunto?

Você sabia que a Bíblia fala sobre prosperidade e que, segundo a Palavra de Deus, prosperidade é muito mais do que ter uma conta bancária recheada?

Contudo, não é difícil encontrar pessoas criticando o que chamam de “teologia da prosperidade”. No entanto, muitos desconhecem o significado de prosperidade à luz da Bíblia.

É sobre isso que vamos falar nesse texto.

A prosperidade que Deus tem para os seus filhos vai muito além de ter dinheiro. Ela se estende para uma vida plena na família, na saúde, no trabalho e em todas as áreas importantes para você.

Antes de continuar a ler sobre esse assunto, você precisa ter em mente três coisas sobre o seu Deus.

  1. Deus é próspero e abundante em todas as coisas;
  2. Você foi feito à imagem e semelhança de Deus;
  3. Deus tem prazer em abençoar os Seus filhos.

Ser próspero vai além de ter dinheiro em abundância

Segundo o Dicionário Oxford, próspero é um adjetivo que remete a algo que progride, é abundante e alcançou o sucesso.

Essa lista poderia ser facilmente atrelada ao caráter de Deus, mas não é só isso. Ela reflete o desejo de Deus para a vida dos Seus filhos.

A prosperidade de Deus vai muito além do suprimento financeiro. Ela se estende a todas as áreas da sua vida.  

“Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” (3 João 1:2)

Afinal, de que adianta ter uma conta bancária recheada, mas viver em uma família toda quebrada, sem saúde para o corpo físico e com a constante sensação de que a sua vida não tem valor?

Três tipos de prosperidades que a Palavra de Deus mostra 

A seguir, vamos abordar três tipos de prosperidade:

Prosperidade emocional

O equilíbrio emocional é essencial para viver uma vida de paz. Ele te ajuda a tomar decisões seguras e, principalmente, manter os ouvidos limpos e capazes de ouvir o que o Espírito Santo está falando em cada situação que tenta desestruturar você.

Ter uma relação saudável com os sentimentos é uma das coisas que as pessoas mais procuram nos dias de hoje. Contudo, a única forma de alcançar isso é andando com Deus. Quer ver um exemplo?

A Bíblia fala, em Filipenses 4:7, sobre uma paz que excede todo entendimento. Porém, essa paz é resultado de uma ação do homem: colocar suas preocupações nas mãos de Deus e descansar.

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7)

Apenas em Deus, você pode encontrar a real alegria, a verdadeira paz, a força que te levanta e a sabedoria que necessita para enfrentar cada situação da vida.

Prosperidade familiar

A família é a base de uma vida bem-sucedida. É nela que você aprende os valores que farão parte da sua vida e influenciarão todas as suas decisões.

Ter uma vida familiar saudável é tão importante quanto ter as necessidades financeiras supridas. Deus sabe disso e, por isso, sua palavra tem a direção e a sabedoria que você precisa para viver bem em família.

Deus não fez o ser humano para viver sozinho. Ele tem prazer na família e Ele é a direção que você precisa para viver em um lar abençoado.

Nenhuma prosperidade financeira vale a falência da sua família.

Prosperidade financeira

A conta bancária recheada é apenas uma das facetas da prosperidade que Deus tem para os seus filhos.

Deus tem suprimento financeiro para as suas necessidades e deseja ver você amplamente suprido? Com certeza.

Se você olhar para a vida dos grandes homens de Deus mostrados na Bíblia, vai perceber que boa parte deles tinha uma coisa em comum: eram pessoas ricas.

Abraão, Isaque e Jacó, por exemplo, eram riquíssimos e Deus os abençoava com mais e mais a cada dia. Sabe por quê? Porque a bênção deles era consequência da obediência à voz de Deus.

Vamos ver o exemplo de Isaque em Gerar. Havia fome naquela terra, mas Deus orientou Isaque a semear naquele solo aparentemente falido. Olha o que aconteceu:

“Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava.” (Gênesis 26:12)

Deus tem prazer em te fazer prosperar financeiramente. Ele é a fonte de todo o suprimento que você precisa.

Como saber se a prosperidade de Deus é para mim?

A prosperidade bíblica é direito de todo filho de Deus. Ela foi conquistada por Jesus na cruz. Ele se entregou para que você tivesse uma vida plena em todas as áreas da sua vida.

Agora que você conhece o que a prosperidade Deus inclui, a pergunta é: como saber se você tem direito a ela?

Garantindo que você é um filho de Deus

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.” (João 1:12)

Se tornar filho de Deus é resultado de um passo de fé e um direito de quem crê no que Jesus fez na cruz pelo ser humano.

Para ser um filho de Deus, o que você precisa é confessar Jesus como Senhor da sua vida.

“Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9)

Todo filho de Deus tem direito à prosperidade, pois ela foi conquistada na cruz por Jesus.

Trocando a sua mentalidade pela de Deus

Ser próspero é uma consequência na vida de quem obedece ao que Deus orienta.

A pergunta, então, é: como saber qual é a vontade de Deus? Conhecendo a palavra dEle.

“Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” (Josué 1:8)

A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela revela o caráter dEle e, consequentemente, nos ensina a reconhecer quando é Deus falando com você.

O único caminho para viver a verdadeira prosperidade, a prosperidade que Deus tem para você, é colocando em prática os princípios que Ele tem para cada área da sua vida.

Ser próspero é muito mais do que ter uma conta bancária recheada, é ser amplamente suprido em cada área da vida.

Não se esqueça: existe um milagre esperando você por trás de cada direção de Deus para a sua vida.

Deus te fez para viver uma vida próspera. Ele se alegra em te abençoar e tem toda a sabedoria que você precisa para viver uma vida plena nEle.

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.” (Salmos 1:1-3)

Clique aqui e ouça a série de mensagens “Suas finanças, suas sementes”.

Quer saber mais sobre a prosperidade bíblica? Clique aqui e adquira o e-book “Como ser abençoado seguindo princípios de prosperidade”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.