Por que confiar em Deus em meio ao luto?

Você já perdeu alguém que amava, um emprego, precisou desistir de um sonho ou abrir mão de algo muito importante para você? 

É provável que sua resposta seja sim porque, ainda que doa, o luto é parte da nossa vida aqui na terra. 

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.” (João 16:33) 

Toda perda, independentemente da área, gera um sentimento de tristeza e abre espaço para o processo de luto. 

Se você, hoje, está passando por esse momento, temos uma boa notícia para você: o seu Pai está com você. Ele não te abandona e não te deixa só. Por isso, você pode escolher confiar em Deus apesar da dor. 

Neste dia, temos uma mensagem de esperança para você que está passando, já passou ou ainda vai passar pela dor da perda. 

Abra o seu coração e descubra a alegria que vem do Espírito Santo e a paz que excede todo entendimento. 

A dor não dura para sempre, mas a fé é eterna 

“o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” (Salmos 30:5) 

Quando perdemos alguém ou algo muito valioso para nós, o primeiro sentimento a aparecer é a tristeza. Parece que o sol deixa de brilhar e que apenas nuvens escuras existem. Não existe nada errado com isso, porém, você precisa saber que seu Senhor continua no controle. 

O próprio Deus experimentou essa emoção quando viu o seu único filho morrer de forma violenta na cruz do Calvário. 

Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Romanos 8:32) 

Da mesma forma que o povo de Israel não morreu no deserto, mas alcançou a Terra Prometida, a dor é um momento, não uma condição eterna. Quando você passa por dias maus, Deus está com você. Ele te conhece e conhece cada uma das suas necessidades. 

O deserto não era lugar para o povo de Israel viver eternamente. De igual modo, em Deus, o luto é um momento, não a eternidade. 

Quando os dias maus chegam, a sensação é de que as nuvens escuras nunca mais irão embora. Contudo, Deus enxerga muito além da sua visão humana e sabe que os momentos de desesperança e tristeza profunda vão passar. 

Mais importante do que entender isso, é saber que Deus está com você em todo tempo. Ele não te abandona nos dias de choro. 

Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hebreus 4:16) 

A fé dá base ao nosso relacionamento com Deus. É ela que nos faz acreditar que podemos nos aproximar do Senhor sem medo, culpa ou sentimento de inferioridade. 

Outro aspecto fundamental da fé é a sua eternidade. Diferente da dor, a fé não enxerga limites de tempo ou espaço. Ela entende que, tudo o que fazemos aqui na terra, ecoa para a eternidade. 

Quando você escolhe confiar em Deus em meio ao luto, experimenta o sobrenatural de Deus todos os dias. 

Fé é sustento 

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11:6) 

Nos dias maus, a sensação de que não existe esperança para o futuro é enorme. Contudo, a promessa de sustento de Deus não perde o valor nos dias de luto. 

Quando a dor chegar, não se esqueça de que Deus é o seu sustento emocional, material, espiritual e de tudo mais que você precisar. 

Para todas as situações da vida, sejam elas agradáveis ou desagradáveis, Deus tem a provisão que você precisa. 

“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.” (Efésios 2:4-7) 

Ele é fiel e cuida de você em todo tempo. Por isso, jamais se esqueça de que “aquele que fez a promessa é fiel para completá-la” (Hebreus 10:23). 

A fé em Deus nos faz olhar para o futuro com esperança, apesar das dores do presente. Ela nos faz descansar na certeza de que Deus não saiu do controle das nossas vidas. 

Confiar em Deus é a sua melhor escolha nas horas de luto 

A fé alegra o coração do nosso Deus. Ela se manifesta quando olhamos as situações e escolhemos confiar em Deus apesar de qualquer dor, de qualquer mágoa ou de qualquer desafio. 

Isso quer dizer que Deus se alegra com o seu sofrimento? 

Não, porém, Ele tem planos são de paz para o seu povo (Jeremias 29:11). O que deixa o coração dEle contente é ver que, apesar das oposições, decidimos depositar nossa esperança nEle. 

A dor é algo que acontece com todos os seres humanos e Deus não espera que você finja que ela não está ali. Contudo, Ele te ama, está com você e não quer te ver enfrenando os dias maus de qualquer jeito. 

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8:28) 

O seu Pai sempre transforma mal em bem. Essa verdade vale para qualquer circunstância. Por isso, a atitude mais importante que você pode tomar durante um período de luto é confiar em Deus. Ele não é poderoso apenas para te salvar, mas já te deu a estratégia e os recursos que você vai precisar para superar os desafios da vida. 

Quando você enxerga as dores pelas lentes da fé, aprende que ela é o que nos sustenta nos dias maus e nos permite crer em um futuro abundante preparado por Deus. 

A dor de hoje não pode te tirar do propósito de Deus para você e sua família. Ela é só um momento e a certeza da eternidade com Deus é o que nos conforta diante do luto por uma pessoa amada. 

Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. (Apocalipse 21:4) 

Deus não fez o homem para a morte. Ele nos criou para a eternidade. Por isso, precisamos falar sobre ela.

Clique aqui para adquirir o e-book “Preparado para a eternidade?” e conhecer a eternidade pela perspectiva de Deus. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *