Existe lugar para você na família de Deus

O que você sente quando escuta a palavra família? 

Muitas pessoas associam esse termo a problemas e confusões. Contudo, o projeto de Deus para a família  nunca foi de destruição, mas de construção. 

A Bíblia traz diversas histórias de relacionamentos restaurados e famílias reconstruídas. Mais do que isso, esse livro registra a maior história de amor, perdão e reconciliação de todos os tempos: o amor de Jesus por sua Igreja. 

“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ele (Jesus) se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.” (Tito 2:11,14) 

Nessa história, Deus se fez homem para sofrer em nosso lugar e o seu objetivo era reconciliar o ser humano com o seu Criador. Por causa do amor de Jesus, nós temos a oportunidade de chegar diante de Deus como filhos amados, sem culpa. 

Jesus se entregou para que fizéssemos parte da família de Deus. 

Deus não te fez para viver sozinho 

Os primeiros três capítulos de Gênesis narram a criação do mundo e nos mostram algo muito importante: Deus não nos fez para viver sozinhos. 

A primeira família da Terra nasceu porque, embora Adão tivesse nomeado todos os animais criados por Deus, “não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse” (Gênesis 2:20). Eva foi a solução de Deus para a solidão que Adão, em algum momento, viria a sentir.  

Então, é errado gostar de ficar sozinho? 

Não, mas você precisa saber que Deus te fez para viver em uma família saudável. 

“Havia um homem totalmente solitário; não tinha filho nem irmão. Trabalhava sem parar! Contudo, os seus olhos não se satisfaziam com a sua riqueza. (…) É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.”  (Eclesiastes 4:8-9) 

Quando falamos em família, não estamos nos referindo apenas a pai, mãe, cônjuge e filhos. Ao longo da vida, amigos podem se tornar “mais chegados que irmãos” (Provérbios 18:24) e se tornarem parte da nossa família. 

Deus te fez para viver em família e a boa notícia é que Ele preparou uma para você. Quando você aceita Jesus, começa a fazer parte da família de Deus, a sua família na fé. 

Cinco fatos sobre a família de Deus que você não pode esquecer 

  1. A família de Deus não é perfeita, porque é formada por pessoas falhas.
  2. Na família de Deus, somos fortalecidos e a Palavra do Senhor prevalece.
  3. Na família de Deus, aprendemos sobre o caráter dEle. 
  4. A família de Deus é um lugar de aprender a manifestar o amor de Deus. 
  5. A família de Deus também é para você. 

A família de Deus é formada por seres humanos que, mais cedo ou mais tarde, vão falhar com você. Isso é um fato, porém, o seu Pai nunca falha com você. 

Além disso, ao se tornar parte do corpo de Cristo, você encontra espaço para desenvolver a sua fé junto com pessoas que compartilham a mesma crença. 

“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, (…) para que o corpo de Cristo seja edificado, (…) até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” (Efésios 4:11-13) 

Por mais complicado que seja viver em família, não devemos esquecer que Deus tem um propósito ao colocar em nós diferentes dons e talentos. Ele busca o nosso amadurecimento. 

Assim como na sua família terrena, as diferenças entre os filhos de Deus podem nos aproximar ou nos afastar. O objetivo de Deus, porém, nunca foi a divisão do corpo de Cristo, ou seja, da Igreja. A unidade é uma das maiores marcas da família de Deus. 

O sucesso do corpo de Cristo depende da nossa decisão de ser como Deus é. Em outras palavras, relacionamentos bem-sucedidos envolvem a decisão de colocar o caráter de Jesus em prática continuamente. 

Atitudes essenciais para viver bem em família 

1.Decida amar e perdoar o seu próximo como Jesus fez 

Jesus não tinha motivos para nos amar. Nós éramos pecadores e estávamos longe dEle. Para falar a verdade, nem queríamos saber dEle quando seu sacrifício aconteceu. 

Mesmo assim, Jesus escolheu nos amar. Ele não tinha garantias de que o amaríamos de volta, mas não se importou com isso. 

“Cristo também foi sacrificado uma única vez por nossos pecados, o Justo pelos injustos, com o propósito de conduzir-nos a Deus; morto, de fato, na carne, mas vivificado no Espírito.” (1 Pedro 3:18) 

Além de nos amar quando não poderíamos nos aproximar dEle por causa do pecado, Jesus escolheu perdoar cada um dos nossos pecados. 

No pacote da salvação, Jesus incluiu todas as bênçãos de Deus para nós. Porém, Ele fez isso quando não tinha nenhuma garantia que Seu sacrifício seria recompensando.

2. Olhe para o seu próximo com as lentes de Deus e acredite no potencial dele

Quando Jesus escolheu nos amar, Ele estava enxergando além do que os olhos naturais poderiam ver. 

Enquanto o mundo enxergava as desgraças do ser humano, Jesus enxergava pessoas livres das amarras do inferno e capacitadas para experimentar o melhor de Deus para as suas vidas. 

“A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?” (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos). Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”. (João 4:9-10) 

Jesus apostou em nós porque acreditou que poderíamos ser como Ele é. Portanto, também precisamos desenvolver esse olhar para o próximo. 

Como aprender a viver na família de Deus? 

Viver em família não é tarefa fácil e conviver com as diferenças é um desafio diário. A boa notícia é que a Bíblia nos mostra como agir diante das situações e, como resultado, superar cada um dos problemas que aparece. 

Jesus é o nosso maior exemplo de como agir com as outras pessoas, principalmente, dentro da família. Ele conhece as nossas dificuldades e, nEle, está toda a sabedoria que precisamos para vencer em família. 

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1:5) 

Existe lugar para você no corpo de Cristo 

Para ser parte da família de Deus, você não precisa ser perfeito ou não enfrentar desafios. Basta aceitar Jesus como Senhor e Salvador da sua vida. 

“A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome.” (João 1:12) 

O seu lugar no corpo de Cristo já foi preparado pelo seu Pai. Assim, como o pai do filho pródigo, Deus está esperando a sua volta para Ele com ansiedade. 

“Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. (…) Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado.” (Lucas 15:22-24) 

Deus já preparou uma festa para celebrar sua chegada à família de Deus. Você só precisa aceitar o convite dEle e experimentar uma mudança total na sua vida. 

Ser filho de Deus é a sua verdadeira identidade e, se você crer, o sacrifício de Jesus te garantiu essa condição. Clique aqui e conheça mais sobre a sua “real identidade”. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

One thought on “Existe lugar para você na família de Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *