Seja o influenciador que Deus te chamou para ser

Nos últimos tempos, influenciador se tornou uma palavra muito presente em nosso cotidiano. No que você pensa quando a escuta? Que imagem vem à sua mente?

Segundo o dicionário, influenciador é quem exerce algum tipo de influência na vida de outra pessoa. Ele não especifica a partir de quais princípios e valores ou os meios que essa pessoa usa para isso.

Hoje, o sentido com o qual essa palavra tem sido usada é um pouco diferente do seu contexto original. O influenciador se tornou alguém que é muito presente nas redes sociais, tem muitos seguidores e, quase sempre, ganha dinheiro ou produtos através do mundo digital.

Ao olharmos o sentido original dessa palavra, vamos perceber que todos somos influenciadores e que a influência não se resume ao mundo virtual. Você sempre influencia a vida de quem está ao seu lado.

Os pais influenciam a vida dos filhos.

O marido tem impacto na vida da esposa e vice-versa.

O chefe influencia a vida de quem trabalha com ele.

Jesus era um influenciador

Jesus conhecia a importância que exercemos na vida de outras pessoas. Tanto que deixou uma ordem muito interessante em Marcos 16:15.

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15)

O caráter de Jesus deixava marcas em todos os lugares por onde Ele passava. Ele era diferente. Jesus era Deus andando na Terra. Ele conhecia o Pai e entendia que a sua caminhada terrena tinha um propósito claro: expressar o maior amor que já existiu.

Da mesma forma, Deus te chamou para influenciar as pessoas ao seu redor. Ele transforma a sua vida para fazer de você uma benção na vida de outros e mostrar ao mundo que existe solução para qualquer dilema. Ela se chama Jesus.

“No mundo, existem diferentes vozes” (1 Coríntios 14:10)

“Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.” (Romanos 8:5)

Paulo fala sobre duas influências na vida do homem: a do Espírito de Deus e a do espírito do mundo (carne). Qual delas tem sido mais forte a sua vida?

Se você não sabe responder a essa pergunta, pense no seguinte: suas atitudes durante os últimos meses andam mais alinhadas com a Palavra de Deus ou com os valores do mundo?

A Bíblia fala que “a boca fala do que está cheio o nosso coração” (Mateus 12:34). Além disso, as nossas ações são tão impactantes quanto nossas atitudes. Veja o exemplo de Zaqueu.

A Bíblia fala que Zaqueu era um cobrador de impostos. Ou seja, ele não era bem-visto pelo seu povo e tinha fama de ladrão (Lucas 19:7). No entanto, bastou Jesus entrar em sua casa para a vida daquele homem ser totalmente transformada.

A marca que Jesus deixou em Zaqueu foi tão profunda que ele tomou uma atitude surpreendente.

“Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. (Lucas 19:8)

“A boca fala do que está cheio o coração.” (Mateus 12:34)

Nossos hábitos são consequência da mentalidade que cultivamos e daquilo que preenche a nossa alma, o nosso coração.

Quando a Palavra prevalece, as nossas ações refletem os princípios e valores do Reino de Deus. Da mesma forma, quando nossos hábitos não estão alinhados com o caráter de Deus, é hora de prestar atenção.

A fé é o estilo de vida de um filho de Deus. Ela influencia nossas atitudes individuais e marca a vida de outras pessoas tanto através do que dizemos quanto do que fazemos.

Você influencia com suas palavras

“Com ela (língua) bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.” (Tiago 3:9-10)

Que tipo de palavra tem saído dos seus lábios na hora do caos? E nos momentos de alegria? Você tem sido um encorajador ou alguém que desanima o outro?

Nossas palavras refletem o nível da nossa fé. Quando ela está fortalecida, o que dizemos anima, incentiva e abençoa a vida de quem está ouvindo. Você já pensou que pode ser a única pessoa a trazer esse tipo de palavra para alguém?

O Espírito Santo é a influência mais importante em nossas vidas. Debaixo da direção dELe, nos tornamos instrumento de Deus para fazer a diferença na vida de outros.

Você influencia com as suas atitudes

Você já ouviu dizer que atitudes falam mais do que palavras? De fato, o que fazemos marca mais do que aquilo que falamos. Porque o exemplo é a forma de influência mais efetiva.

Quantas vezes pais e mães não se pegam agindo da mesma forma que disseram que os filhos não deveriam agir?

Quem nunca recriminou um familiar por um comportamento que, em algum momento, também teve?

Nós não somos perfeitos. Isso é fato! Contudo, podemos agir como a Bíblia nos ensina porque o Espírito Santo nos ajuda nessa jornada. É impossível seguir o exemplo de Jesus e não deixar marcas de vida nas pessoas.

Deus te chamou para ser um influenciador

Quando Jesus mandou seus discípulos “irem por todo mundo”, Ele estava falando também comigo e com você.

Muitas vezes, olhamos para esse versículo e consideramos que o mundo é o globo terrestre. Nessas horas, parece que essa ordem de Jesus se aplica apenas a pastores ou missionários.

Porém, existe um mundo perto de nós esperando para ser influenciado pela Palavra de Deus. Nesse mundo estão a nossa família, o nosso trabalho, o vizinho, o atendente do supermercado e cada pessoa que encontrar com você.

Agora que você já sabe que é um influenciador, a pergunta que fica é: que tipo de influência tem exercido por onde passa (de vida ou de morte)?

“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que a usam habilmente serão recompensados.” (Provérbios 18:21)

Quando suas palavras e ações são dirigidas pelo Espírito de Deus, o impacto que você deixa é de vida. A única maneira de viver assim é escolhendo dia após dia ser um justo que viver pela fé (Hebreus 10:38).

Viver pela fé e ser um influenciador marcado pela Palavra de Deus envolve um relacionamento pessoal com ele. Isso envolve investimento de tempo para ouvir a voz do seu Pai e crescer na intimidade com Ele.

Entenda a influência do Espírito Santo sobre a vida do homem nesta série de mensagens e confira também as mensagens da conferência Influenciadores 2022.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *