Vença as batalhas usando a armadura de Deus 

Efésios 6 fala sobre uma vestimenta especial que nos capacita a vencer todas as batalhas que enfrentamos: a armadura de Deus. Esse texto ensina sobre o que precisamos vestir para lutar em uma guerra que não acontece no mundo natural, mas no mundo espiritual.  

Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo.” (Efésios 6:10-12) 

Elementos da armadura de Deus 

Para falar sobre a armadura da fé, Paulo se inspirou na roupa que os soldados romanos usavam. Ao trazer esses elementos para o contexto bíblico, destacou seis itens que se relacionam aos elementos da Palavra que nos fazem crescer: 

  • Escudo da fé e espada do Espírito: quando as oposições se levantam, a fé nos ajuda a combater o ataque. Ela nos protege. 
  • Couraça da justiça: precisamos entender que, se Jesus nos justificou e perdoou, o inimigo não pode levantar acusação contra as nossas vidas. Essa verdade protege o nosso coração. 
  • Cinto da Verdade: a Verdade (Palavra de Deus) sustenta a nossa identidade em Cristo. 
  • Capacete da salvação: Nossos pensamentos determinam o destino das nossas vidas. Portanto, precisamos cuidar da nossa mentalidade e, para isso, ter atenção ao que pensamos é fundamental. 
  • Calçado do Evangelho da Paz: Através da Palavra, Deus nos direciona. Quando temos essa consciência e andamos em obediência, a paz enche o nosso coração.  

A armadura de Deus protege o seu corpo inteiro. Ela te mantém protegido e firme diante das investidas do inimigo das nossas almas, aquele que tenta nos tirar da posição de fé a qualquer custo. 

Como o inferno tenta tirar o seu foco? 

Satanás e seus anjos não querem tirar você das mãos de Deus. Eles sabem que isso é impossível (Isaías 49:16). No entanto, eles sabem que, manipulando o cenário ao seu redor, a dúvida pode entrar no seu coração. É isso que tentam fazer. 

O inimigo sabe que, se a incerteza e a incredulidade aparecerem, nossa fé estará comprometida. Para alcançar esse objetivo, ele usa, principalmente, duas estratégias: 

1. Pensamentos contrários à Palavra 

Nossas decisões e a construção da autoimagem dependem da mentalidade que cultivamos. Em outras palavras, somos fruto dos pensamentos que carregamos. A Palavra de Deus ilustra essa relação diversas vezes. Por exemplo, em Deuteronômio 30:15, quando somos ensinados que  podemos escolher a morte ou a vida.  

Nosso futuro depende do que fazemos hoje e cada decisão é marcada pela qualidade dos pensamentos que cultivamos.  

O inferno sabe disso, logo,  se esforça para contaminar a mente. Se o inferno encontrar espaço para pensamentos contrários à Palavra crescerem, ele encontrará abertura na sua vida. 

2. Situações desanimadoras 

Os sentimentos são parte da jornada de fé. Porém, precisamos lembrar sempre que, mais importante do que o que sentimos, é decidir crer na Palavra de Deus. 

Nossas emoções são influenciadas pelo que enxergamos. Portanto, podem mudar. A fé, contudo, se baseia no caráter de Deus, que não muda nunca.  

O inimigo se aproveita desse fato por conhecer o poder dos sentimentos em nossas decisões e, em consequência, nos resultados que obtemos. Por outro lado, o seu Pai tem a solução para vencermos esses momentos: vestir a armadura de Deus. 

Como usar a armadura da fé? 

1. Escolha lutar suas batalhas com fé 

Assim como um soldado não vence batalhas que envolvem armas de fogo  usando uma espada de madeira ou de plástico, quando falamos em guerra espiritual, precisamos usar a estratégia ideal.  

Na armadura de Deus, a espada do Espírito (Palavra) é a nossa arma de ataque. Para usar a Palavra de Deus, precisamos conhecê-la e saber manuseá-la. Para isso, é fundamental investir tempo com Deus através da Bíblia.  

O que a Palavra de Deus diz sobre a situação que você está enfrentando? Descubra, confesse e coloque a fé acima dos sentimentos. Assim, você verá a vitória porque a fé jamais nos conduz à derrota. 

2. Posicione-se com base em quem você é em Cristo 

Cristo nos fez mais que vencedores (Romanos 8:37) e a nossa identidade não é definida pelas circunstâncias, mas pelo que Deus diz a nosso respeito na Palavra dEle. 

Conhecer quem somos em Cristo nos faz andar de cabeça erguida, independente de qualquer circunstância ou ameaça do inimigo.  

O diabo traz instabilidade para tentar nos tirar da proteção do Pai. Porém, a boa notícia é que podemos andar conscientes do que Jesus fez por nós e crer na Palavra. A fé transforma as situações. 

Vestir a armadura de Deus é o caminho para viver uma vida vitoriosa 

Hoje, quando você olha para a sua vida, gosta do que vê?   

Se a sua resposta é não, existe uma boa notícia: o desejo de Deus é abençoar você e sua família. Para viver essa realidade, a fé precisa entrar em ação.  

O Senhor se alegra quando você desfruta de uma vida vitoriosa e, para isso, precisamos vestir a armadura de Deus e nos posicionar em fé. Ele é um Deus abençoador! 

Na cruz, Jesus venceu satanás de uma vez por todas e nos deu o direito de usar a arma mais eficiente para vencer na jornada da vida: a fé que vem acompanhada por uma armadura que nos protege por inteiro.  

Fique atento! 

Se o inferno conseguir tirar a sua paz, fica mais fácil te tirar da posição de mais que vencedor, da posição de descanso. Por isso, revista-se da armadura de Deus para “ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo” (Efésios 6:12).  

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *