Três coisas que o seu filho adolescente precisa ouvir

Você já disse para o seu filho adolescente que o ama? Já fez isso hoje?

A adolescência é marcada por uma série de transformações que mexem com a cabeça dos adolescentes.

  • Eles deixam de ser criança, mas ainda não são adultos;
  • Eles ganham mais autonomia, mas não são totalmente independentes dos pais.

Em resumo, eles descobrem um mundo de possibilidades do qual ainda não podem desfrutar por completo. Consegue imaginar como isso é frustrante? Ainda que essa situação pareça ruim, ela é valiosa para o processo de crescimento.

Essa frustração é parte do desenvolvimento dos adolescentes e o que faz a diferença é como o seu filho vai lidar com ela. Afinal, a adolescência é uma etapa de transição e o seu filho vai precisar de ajuda para passar por ela.

Adolescência é uma fase de transição 

Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz.” (Mateus 6:22)

Que palavra vem à sua mente quando você pensa em adolescentes? Ela é positiva ou negativa?

Sua perspectiva sobre a adolescência faz muita diferença em como você lida com o seu filho adolescente.

A adolescência é a etapa da vida que acontece entre os 12 e os 18 anos. Ela fica entre a infância e a fase adulta e é marcada por muitas mudanças físicas, intelectuais, emocionais e de relacionamento.

  • A aparência ganha uma importância diferente;
  • Os amigos se tornam fundamentais para uma vida social interessante;
  • A maneira de agir da criança dá espaço para a maneira de pensar de alguém crescido;

Por isso, você precisa se lembrar que o adolescente é marcado pelas coisas que aprendeu na infância. Então, aqui vai um conselho: não negligencie esse momento tão precioso.

No texto de hoje, você vai conhecer três coisas que o seu filho adolescente precisa ouvir ou vivenciar todos os dias, seja por meio de palavras ou de atitudes dos pais.

Antes, de mostrar quais são elas, vamos entender melhor sobre a relação entre adolescência saudável e infância.

Uma adolescência saudável começa na infância 

“Escutem! Certo homem saiu para semear. (…) O semeador semeia a mensagem de Deus.” (Marcos 4:3;14)

Você conhece a parábola do semeador?

Através dela, Jesus compara a Palavra de Deus a uma semente que pode gerar frutos em abundância ou nem chegar a sair do estágio da semente. O que determina o resultado de cada semente plantada? O solo e os cuidados com ela.

As crianças são um solo fértil para ouvir a Palavra de Deus. O coração delas acredita com muito mais facilidade do que o dos adultos. Por isso, a melhor fase para começar a ouvir sobre Jesus é quando somos crianças.

Quando o seu filho aprende sobre o caráter de Deus ainda na infância, ele não se esquece na adolescência. Por isso, não perca tempo!

Suas palavras são muito importantes para o seu filho adolescente 

“Palavras imprudentes perfuram como uma espada, mas a língua dos sábios traz a cura.” (Provérbios 12:18)

As suas palavras são poderosas para ajudar ou atrapalhar a caminhada do seu filho. Elas são um instrumento muito poderoso para abençoar e gerar paz ou fazer o contrário na vida dele.

A adolescência é uma fase marcada por muitas dúvidas e questionamentos. Nesse momento, costuma acontecer uma crise de identidade importante para a formação do caráter dos filhos, mas que exige atenção dos pais.

A imagem que o seu filho faz de si mesmo tem relação direta com o que ele ouve de você. Por isso, fique atento: suas palavras são geradoras de vida ou morte na vida do seu filho.

Se o que eles ouvem são palavras de desvalorização, irão se perceber pessoas sem valor. Porém, se ouvem palavras de aceitação, amor e confiança, a identidade formada tende a ser muito mais positiva.

A seguir, veja três coisas que o seu filho adolescente precisa ouvir todos os dias.

Três coisas que o seu filho adolescente precisa ouvir diariamente 

1. Eu te amo! 

“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

Jesus enxergou valor em você quando ninguém percebia. Ele te olhou com olhos amorosos quando tudo o que você merecia era o castigo por causa da natureza pecadora. Isso também vale para o seu filho.

2. Eu te aceito! 

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.” (João 1:12)

Um filho que sabe que é aceito por seus pais é aquele que tem a segurança de que seus pais sempre estarão ao seu lado, mesmo quando ele erra.

Quando um adolescente entende que é aceito, ele sabe que tem liberdade de se expressar e pedir ajuda sempre que precisar.

3. O seu futuro é brilhante! 

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29:11)

Existe um futuro abençoado esperando pelo seu filho. Essa foi uma das coisas que Jesus conquistou por ele na cruz. Você já contou isso para ele hoje?

Minha relação com meu filho adolescente não está boa. O que fazer? 

Uma queixa comum entre os pais de adolescentes está no fato dos filhos começarem a querer agir como se fossem adultos. Isso pode ser o estopim para muitos conflitos, porém, esse tipo de comportamento não precisa distanciar pais e filhos.

Esse momento envolve adaptação de ambos os lados. Todos precisam aprender a lidar com a nova realidade e com as mudanças que ela traz.

A primeira coisa que você, pai ou mãe, precisa saber é que Deus não fez a adolescência para ser um momento de rivalidade, mas de parceria.

Se a sua relação com seu filho adolescente não vai bem, a boa notícia boa é que você pode dar o primeiro passo para mudar isso hoje.

Deus conhece o coração do seu filho e sabe como você pode chegar a ele. Que tal buscar a sabedoria que só o Espírito Santo pode dar para transformar essa situação?

“Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” (Tiago 1:5)

É o amor do tipo de Deus que vai transformar a vida do seu filho adolescente. Então, o segredo é amar o seu filho de forma incondicional, da mesma forma que você foi amado por Jesus.

Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.” (1 Coríntios 13:4-7)

A vida do seu filho é valiosa para o Reino de Deus e você precisa semear essa Verdade todos os dias.

Você sabia que a Academia da Fé tem um ministério voltado para os adolescentes?

Você pode acompanhar o trabalho desenvolvido com esse público por meio das redes sociais da waketeen.af e da Academia da Fé.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *