O que é fé e como reconhecer uma fé que funciona?

O que você responde quando alguém te pergunta o que é fé?

Falar sobre fé é falar sobre uma ferramenta fundamental para quem deseja viver uma vida marcada pela manifestação do poder de Deus.

A Bíblia mostra, em 1 João 5:4, que a fé é o que nos faz vencer os desafios do mundo. Jesus também nos ensinou que podemos vencer as aflições do mundo da mesma forma que Ele venceu. Para experimentar isso, é necessário cuidar da fé que habita em nosso coração.

“O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1 João 5:4)

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.“ (João 16:33)

Para entender a relação entre fé e cuidado, imagine que sua crença é uma planta. O caminho para vê-la linda e saudável é providenciar o que ela precisa para se fortalecer: nutrientes, água e luz.

Ao comparar a fé com uma planta, queremos te ajudar a perceber que a força da fé não vem do nada. Ela é resultado de um investimento intencional de alguém.

O que é fé?

Hebreus 11 ensina que a fé é certeza. Isso significa que a fé é a certeza de que Deus vai fazer o que prometeu em Sua Palavra. Ela nos faz olhar para a Bíblia sem duvidar. Para chegar nesse ponto, no entanto, é preciso alimentar a sua crença na Palavra de Deus.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11:1)

A Bíblia fala que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17). Logo, precisamos ser seletivos no que ouvimos e buscar mensagens que fortaleçam nosso coração.

O seu Pai é amoroso. Ele não está com um raio na mão pronto para lançar sobre você na hora que você falhar. Pelo contrário, o amor dEle por você é tão grande que Ele não se conforma em te deixar nas mãos do inferno. Ele é o seu socorro, o seu ajudador. Jesus já fez tudo o que precisava ser feito para que você desfrutasse de vida abundante. Reconhecer isso é um princípio básico para desfrutar de uma fé que funciona.

Como reconhecer a fé que funciona?

A fé que funciona se garante na Palavra de Deus

A fé que traz resultado não se apoia em qualquer história ou livro, mas tem como garantia infalível a Palavra de Deus e seu caráter fiel.

A fé que funciona não valoriza as circunstâncias

A fé bíblica olha para as circunstâncias, mas não fixa os seus olhos nelas. Esse tipo de crença sabe que, independentemente do que aconteça ao seu redor, a última palavra vem de Deus. Ele é gracioso e misericordioso.

A fé que funciona é persistente

A Bíblia fala que a nossa fé pode crescer. Esse crescimento, porém, não se refere a uma questão de tamanho, mas de fortalecimento. Quando você fortalece a sua fé, ela se torna mais robusta e constante. Assim, sua crença prevalece sobre as circunstâncias por mais tempo e experimenta seus efeitos em diferentes áreas.

4 passos para colocar sua fé em ação

A fé bíblica é uma crença que traz resultados reais e palpáveis. Ela abre as portas para milagres e experiências que vão além do que a razão pode explicar. Quem vive pela fé e desfruta dos milagres de Deus em sua vida, passa por quatro etapas.

1.  Crença na Palavra da Deus e na fidelidade dEle

O primeiro passo para colocar a fé em ação é crer na Palavra de Deus e manter firme a certeza de que Ele é fiel.

A Bíblia revela em suas páginas quem Deus é. Ela mostra o caráter de Deus e a maneira de viver que Ele espera que seus filhos tenham.

A Palavra de Deus é Ele falando conosco. Só podemos conhecê-lo se investirmos tempo na leitura da Bíblia.

2.  Confiança no que a Palavra de Deus diz

A Bíblia está recheada de promessas de Deus para a vida do ser humano. Além disso, a Palavra de Deus revela a nossa identidade em Cristo e o que Ele conquistou para nós na cruz do Calvário.

Nós podemos confiar em cada uma das promessas de Deus para nós e nos direcionamentos que ela nos dá sem medo.

3.  Dependência da direção do Espírito Santo

A Bíblia revela quem Deus é e podemos descansar no que Ele fala a respeito de cada situação que enfrentamos.

Você é amado pelo seu Pai.

Sua vida não é obra do acaso. Ela existe porque Deus tem um propósito para ela. Ele tem um compromisso com você e, da mesma forma, tem toda a direção que você precisa para enfrentar os desafios. Por isso, busque a direção do seu Pai para tudo o que você precisar.

4.  Obediência às orientações de Deus para a sua vida

Toda direção de Deus traz junto uma bênção.

Obedecer é o último elemento da fé porque precisa dos outros três para ser colocado em prática.

A obediência à voz do Espírito Santo é a prova de que nosso coração acredita no que Deus fala a nosso respeito.

Só obedece quem crê, confia e depende de Deus.

Alimente sua fé e experimente milagres

A fé é um estilo de vida que abre portas para a manifestação do poder de Deus em qualquer situação que enfrentamos. Ela não é estática.

Quando investimos tempo lendo a Bíblia e orando, estamos cuidando do nosso espírito e fortalecendo a nossa fé. Assim, quando os desafios chegam, somos capazes de enxergar as circunstâncias pelas lentes de Deus.

A qualidade da sua fé depende das escolhas que você faz. Por isso, seguem três conselhos importantes para cuidar dela.

  1. Não negligencie o tempo do devocional.
  2. Olhe para a Bíblia com a certeza de que ela é a expressão da vontade de Deus.
  3. Cuidado com as distrações na hora da leitura bíblica.

Você quer saber mais sobre o que é fé? Então, clique na imagem abaixo e adquira o e-book “Fortaleça sua crença em Deus seguindo o ABC da fé”.

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

One thought on “O que é fé e como reconhecer uma fé que funciona?

  1. Meus amigos, vocês são muito usados por Deus. Continue nos abençoando com esses artigo. Gostaria muito também de meditar em artigos referentes à oração em línguas, Viver no sobrenatural e curas e milagres.

    Grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *