O poder da oração para transformar a sua família

Você já experimentou o poder da oração na sua vida e dos seus familiares?

A família é uma das áreas mais importantes da vida das pessoas. Contudo, ela é formada por pessoas imperfeitas e diferentes. Por isso, surgem tantos desafios nessa área.

A boa notícia é: com o Espírito Santo, podemos vencer todas as diferenças. Nas mãos de Deus, cada obstáculo vencido coopera para o nosso bem

Na jornada com o Senhor, a oração é um elemento essencial para a construção de uma vida vitoriosa. Como anda sua vida de oração?

Há momentos em que os problemas insistem em tentar atrapalhar as noites de sono, mexer com a nossa paz e roubar a nossa alegria de viver. Porém, temos um Deus que está conosco o tempo todo. Ele nunca nos deixa sozinhos ou desamparados.

Orar é conversar com Deus. Ele é seu amigo e está pronto para te ajudar no que for necessário. Você pode falar com Deus quando quiser. Ele te ouve e cuida de você e da sua família em detalhes.

Por que orar por sua família?

A família foi desenhada por Deus para ser um espaço de amor e de construção. Por isso, quando desempenhamos nosso papel com base nas instruções da Palavra de Deus, transformamos nossa casa em um lar de paz.

Além de cuidar uns dos outros no dia a dia, orar pelos nossos familiares também é uma forma de amar. Muitas vezes, essa é uma atitude silenciosa, porém, seus frutos são visíveis.  

Não importa o que os seus olhos estão vendo, descanse na certeza de que Deus honra a sua fé e cuida da sua casa. Fortaleça o seu coração, creia no poder da oração para transformar a sua família e se alegre com a ação transformadora de Deus na vida de quem você ama.

Você não precisa ver ou sentir algo para crer no poder da oração. O que você precisa é se posicionar em fé e ser guiado pela voz do Espírito Santo.

Três motivos para orar por sua família

1. A oração fortalece o nosso coração diante dos desafios

O que você faz quando já usou todos os recursos humanos que conhecia para resolver um problema e não teve sucesso?

A quem você recorre quando não sabe como agir diante de um problema?

Em quem você procura aconselhamento quando não sabe o que fazer?

Muitas pessoas aproveitam esses momentos para recorrer à fé. Contudo, quem decide vive pelo que crê precisa buscar solução em Deus desde o primeiro momento.

Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” (2 Coríntios 5:7)

 Quando oramos e deixamos que o Senhor assuma o controle da situação, damos liberdade para Ele realizar milagres. A partir de então, assumimos outra postura:

  • Crer no poder de Deus;
  • Confiar na Palavra dEle;
  • Depender da direção do Espírito Santo;
  • Obedecer às instruções que Deus nos dá.

Essas quatro atitudes fortalecem nosso coração porque envolvem colocar nossa crença em prática. Assim como os músculos do corpo humano dependem de exercício para se fortalecer, o caminho para fortalecer nossa fé é colocá-la em ação.

2. Não lutamos contra pessoas

Quando as brigas com seu cônjuge parecem estar levando seu casamento para o fim, como você reage?

Quando seu filho adolescente está rebelde e questiona tudo de forma desrespeitosa, o que você faz?

Nessas horas, para quem você direciona seu ataque: para o problema ou para a outra pessoa?

A Bíblia fala em Efésios 6:12 que a nossa guerra não é contra pessoas.

Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Efésios 6:11-12)

Nossos hábitos são consequência da mentalidade que governa a nossa vida. Logo, se estamos cheios da Palavra, nossas atitudes estarão alinhadas com a direção de Deus. Por outro lado, se o nosso coração está cheio de ira e mágoa, nossas ações também serão governadas pelos pensamentos que esses sentimentos trazem.

Nesses momentos, temos motivos para orar porque é uma forma de:

  • recorrer a quem conhece o coração da outra pessoa;
  • descobrir o melhor caminho para alcançar o coração do outro;
  • encontrar sabedoria para agir com quem nos tem ofendido.

3. A melhor forma de proteger a sua família é através da oração

Você é capaz de proteger seus filhos o tempo todo?

Você está sempre ao lado do seu cônjuge para aconselhá-lo na hora de tomar decisões?

Você conhece tudo o que passa na cabeça e no coração dos seus familiares?

Certamente, você responderá não para essas perguntas. Afinal, é humanamente impossível estar com quem amamos 24 horas por dias. Contudo, Deus nunca nos deixa sozinhos. Ele cuida de nós, traz a direção que precisamos e supre cada uma das nossas necessidades.

Quando oramos por alguém da nossa família e pedimos para Deus cuidar da vida dessa pessoa, Ele ouve. Se descansamos nessa certeza, quem somos nós para perder noites de sono tentando resolver problemas com soluções que não estão ao nosso alcance?

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:7)

Proteger nossa casa é um dos motivos para orar porque dá espaço para o poder da oração se manifestar em nossas famílias nos pequenos e nos grandes desafios. Além disso, ao confiar na proteção de Deus, fortalecemos nossa fé e acalmamos nosso coração diante das incertezas da vida.  

Proteja sua família e valorize sua casa

Se você comprasse um anel de diamantes, como o guardaria?

  • em qualquer lugar, sem uma caixa para proteger e com grande risco de perdê-lo;
  • em uma caixa de joias, guardada em uma gaveta que você sabe qual é.

Quando temos algo de valor, guardamos com cuidado. Assim, valorizamos o esforço empenhado para adquirir esse objeto caro. Então, se afirmamos amar nossa família, por que, tantas vezes, não nos esforçamos para zelar por ela como se estivéssemos cuidando de uma joia preciosa?

Deus valoriza e zela pela família. Os planos dEle são de crescimento e avanço para a sua casa. Para desfrutar disso, contudo, Ele precisa ser o centro das nossas vidas.

Uma família saudável não é fruto do acaso. Ela é resultado de uma construção diária marcada pelo amor, pelo perdão, pelas novas chances e pelo poder da oração. Um lar estável é consequência da submissão diária à Palavra de Deus.

Todos os anos, na Academia da Fé, reservamos o mês de maio para falar sobre família. Confira algumas mensagens ministradas em 2023 na playlist “Mês da família 2023 | Nas pegadas da paz”, no canal do Youtube da Academia da Fé

Gostou do conteúdo? Compartilhe e abençoe a vida de alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *